A chegada da massa de ar polar na Região Sul trará uma onda de frio nos próximos dias em Santa Catarina. A condição teve início às 9h desta quinta-feira (8) e se estende até 23h59 de sábado (10), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No mesmo período, há condição para neve e chuva congelada. As regiões que devem ter frio intenso são, principalmente, a Serra, Oeste e Vale do Itajaí.
A frente fria chegou ao Sul do Brasil durante a noite desta quarta-feira (7). O fenômeno trouxe ar frio e umidade para diversas regiões do Estado, provocando chuva congelada em algumas regiões.
Os meteorologistas apontam que o frio em SC persiste até o dia 19 de agosto. A circulação de ventos transporta umidade do mar, aumentando a chance de chuvas no Sul e Leste de Santa Catarina, inclusive no litoral.
Confira abaixo a previsão do tempo para os próximos dias divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina:
A Quinta-feira (8) será de tempo instável em todas as regiões catarinenses, devido à frente fria que avança pelo estado.
Por alguns momentos e de forma pontual, a chuva ocorre acompanhada por temporais, principalmente do centro ao norte do estado. O risco é baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.
O vento vira de noroeste para sul no decorrer do dia, com rajadas nas áreas costeiras entre 50 e 70km/h.
A cobertura de nuvens e a chegada do frio de uma massa de ar de origem polar, mantêm as temperaturas baixas durante o dia e provocam declínio acentuado no final do período, fazendo com que as mínimas ocorram à noite.
As máximas à tarde variam entre 14 e 20°C e as mínimas à noite variam entre 5 e 8°C do Extremo Oeste ao Planalto Sul e de 12 a 16°C nas demais regiões.
O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, conforme aviso emitido pela SDC/SC.
SEXTA-FEIRA (9)
Na sexta-feira (9) a frente fria se afasta do estado, mas mantém a presença de muitas nuvens em todas as regiões.
Entre os planaltos e o Litoral ainda há chance de chuva fraca e bem isolada, na madrugada e posteriormente no final do dia, quando não se descarta a chance de precipitação invernal (chuva congelada/graupel/neve) em pontos da Serra.
A massa de ar seco e frio, de origem polar, que avança na retaguarda da frente fria, mantém as temperaturas baixas em toda SC, com mínimas entre -2 e 5°C do Extremo Oeste aos planaltos e de 6 a 10°C nas demais regiões.
À tarde, as máximas oscilam entre 8 e 12°C no Grande Oeste, no planalto Sul e na Grande Florianópolis Serrana e entre 15 e 21°C nas outras regiões.
O risco permanece baixo a moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, conforme aviso emitido pela SDC/SC.
O vento predomina do quadrante sudoeste/sul em todas as regiões, com intensidade fraca a moderada e com rajadas acima de 60km/h no mar e em áreas costeiras, o que deixa o mar agitado da Grande Florianópolis ao Litoral Sul, com picos de onda entre 2,0 e 2,5m.
SÁBADO (10)
No sábado (10) o sol predomina na maior parte de Santa Catarina, permanecendo apenas algumas áreas da divisa com o Rio Grande do Sul com maior presença e variação de nuvens.
O frio se mantém intenso em todo estado, com as temperaturas mínimas variando entre 0 e -5°C desde o Extremo Oeste até os planaltos e também na Grande Florianópolis Serrana.
Nas demais regiões as mínimas variam de 2 a 8°C. À tarde, as máximas ficam entre 9 e 15°C no Grande Oeste e Planalto Sul e entre 14 e 19°C no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.
O vento segue predominando de Sul, com fraca intensidade em todas as regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas a desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (11) e na segunda-feira (12), tempo firme e ensolarado em todas as regiões, devido à massa de ar seco e frio.
As temperaturas seguem baixas no estado, com mínimas negativas nas áreas altas, favorecendo a ocorrência de geada ampla, e com máximas se elevando gradativamente nas tardes.