Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

LUZ NAS RUAS: Ação comunitária realizada por terreiro de Umbanda leva esperança aos moradores de rua de Imbituba

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

POR ÉRIKA REIS

Um projeto desenvolvido pelo Terreiro de Umbanda Luz dos Orixás, localizado no bairro Vila Nova, em Imbituba, destaca duas das principais práticas da religião afro-brasileira: a caridade e a humildade. O “Luz nas Ruas”, idealizado pelos membros do terreiro e pela sacerdote do templo e atual pré-candidata à vereadora pelo partido do PSB, Mãe Vany Miguel, vem trazendo uma luz de esperança para os moradores de rua de Imbituba.

Desde 2021, boa parte dos membros do terreiro realizam o trabalho de preparar marmitas e arrecadar cobertores para doar aos moradores de rua da região. Afinal, uma das principais características que definem o conceito do que a Umbanda prega é a doação ao próximo – seja de alimento, cobertores e, até mesmo a atenção e o respeito pela vida do outro, pelas escolhas que cada um fez da vida.

Um dos diversos moradores de rua atendidos pelo projeto do terreiro Luz dos Orixás

O impulso para a realização deste projeto veio da experiência de Vany, aos 17 anos, na Praça XV da capital, Florianópolis, em que precisou morar na rua após seu pai decidir ir morar com sua namorada. Pai e filha moravam de aluguel e, por não conseguir manter os custos, ela precisou sair da residência, indo morar nas ruas da capital.

“Durante três dias e três noites morei nas ruas, até que conheci um rapaz com um talento lindo para pinturas em tela, que virou meu protetor nas ruas. Eu via desabrigados embriagados, entorpecidos, mas sempre pedindo, em orações, proteção”, conta Vany, “O nome dele era Papagaio, e me ajudou à sair das ruas com a venda dos quadros e artesanatos dele. Um ano depois, fui trabalhar em uma clínica de dependentes químicos e o meu protetor estava lá. Morreu no primeiro mês de internação“.

A partir desta experiência, a ideia de realizar o Luz nas Ruas esteve presente na vida de Vany até conquistar seu terreiro de Umbanda, em que uniu forças para realizar esta ação. Acolhendo cada morador de rua com amor, carinho e atenção, e dando a ajuda necessária para ajudar àqueles que mais precisam mas, geralmente, são julgados pela aparência.

“Todo morador de rua tem uma história dolorosa e um motivo para estar onde estão”, conta com emoção, “Quando tu senta e escuta essas histórias, tu chora e também dá valor para tudo aquilo que você tem”

Mãe Vany em uma de suas várias experiências com moradores de rua

Em uma das diversas histórias, um dos moradores de rua que, na época, era usuário de drogas, pediu ajuda para sair daquela situação de dependência e voltar para sua família. Com essa atitude do rapaz, todos os integrantes do projeto deram apoio para que ele conseguisse se internar e se manter em uma clínica de reabilitação até o final da recuperação e realizar o desejo de retornar para sua esposa e sua filha.

Uma das integrantes do Luz nas Ruas, a Mãe Pequena do terreiro, Karoline, conta um dos motivos para a realização deste projeto e como se sente realizando esta ação.

“O projeto foi idealizado para levar às pessoas, principalmente em situação de rua, um pouco de amor. Porque não levamos somente refeições, mas também a conversa, as risadas, o apoio…”, conta, “Fizemos grandes amigos nas ruas, com histórias que partem o coração, e ainda assim, com sorrisos lindos e uma luz de esperança

Me sinto grata porque aprendi a ver as coisas por um ponto de vista diferente, dando valor às coisas, principalmente o poder do abraço ou um gesto simples de carinho muda o semblante de outra pessoa. O projeto Luz nas Ruas não só leva luz às ruas, mas também para cada integrante”, finaliza.

Segundo a Mãe Vany, este trabalho não é definido pela religião, mas sim pela espiritualidade de cada um. Amar e respeitar o próximo é um dever do ser humano, inclusive das pessoas que não seguem uma determinada religião.

Atualmente, o Luz nas Ruas possui 20 integrantes. A cada arrecadação de alimentos e doações dos irmãos da casa e amigos ou pessoas próximas, eles realizam esta ação nas ruas de Imbituba semanalmente, atendendo desde a região da Vila Nova até a Nova Brasília, Centro, Morro do Mirim, entre outros bairros.

Além deste projeto, o terreiro Luz dos Orixás e a Mãe Vany realizam projetos como o Resgate de Cães Abandonados, Ajuda às Famílias Carentes, arrecadação de brinquedos e presentes para o Natal de crianças carentes, dentre muitos outros. Sempre levando o amor, a caridade e o apoio para todos aqueles que precisam.

Ação de Natal para as crianças carentes da região, em que cada integrante apadrinhava uma criança para dar presentes e auxílio

Caso alguém se interesse em saber mais sobre o Luz nas Ruas ou queira fazer alguma doação, é só entrar em contato com o terreiro através do Instagram do projeto @Projeto Luz nas Ruas ou @Terreiro Luz dos Orixás.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil