Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Imbitubenses passam a integrar novo Instituto Histórico e Geográfico do Sul de SC; historiador Ronaldo Pires assume vice-presidência

Imbitubenses passam a integrar novo Instituto Histórico e Geográfico do Sul de SC; historiador Ronaldo Pires assume vice-presidência

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A preservação da memória e da identidade cultural do Sul catarinense ganhou um importante reforço neste sábado (18), com a fundação oficial do Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Santa Catarina (IHGSul), em Laguna. A criação da entidade também representa um momento de destaque para Imbituba, que passa a contar com três representantes entre os integrantes da nova instituição.

O historiador imbitubense Ronaldo Augusto Pires, que foi eleito vice-presidente do IHGSul, e seus conterrâneos, o escritor Dorvalino Pedro de Mello Filho e o professor e musicista Geneval Fernandes Laurentino, o Vavá, passam a fazer parte da história da entidade como membros fundadores. Além deles, os moradores do município, Vilca Marlene Merizio e Luiz Carlos Souza, que assim como ronaldo já integravam o núcleo Estadual do Instituto, também foram empossados como membros da regional.

Ronaldo, Luiz Carlos, Ana Jandira (esposa de Vavá), Vilca e Vavá

O Instituto nasce com o objetivo de pesquisar, preservar, promover e divulgar a história, a geografia, a genealogia, a arqueologia, a etnografia e o patrimônio material e imaterial dos 45 municípios que compõem a Mesorregião Sul Catarinense, fortalecendo a valorização da identidade regional e incentivando estudos e ações voltadas à preservação da memória do Sul do Estado.

Dorvalino empossado membro fundador

A cerimônia de fundação foi realizada às 16h, na sede do Instituto Cultural Anita Garibaldi, em Laguna, reunindo autoridades, pesquisadores, professores, representantes de instituições culturais e membros da sociedade civil. A programação também contou com apresentações culturais dos alunos do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, de Laguna, e do Grupo Folclórico de Danças Polonesas de Criciúma.

O evento foi conduzido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), com apoio do Instituto Cultural Anita Garibaldi.

Diretoria empossada da IHGSul

Após palestras ministradas pelo jornalista Moacir Pereira, pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRS), Miguel do Espírito Santo, e pelo presidente do IHGSC, Luiz Nilton Corrêa, os participantes aprovaram o estatuto da nova entidade e elegeram, por aclamação, sua primeira diretoria.

Ronaldo Pires é empossado vice-presidente

O historiador Adilcio Cadorin foi escolhido como o primeiro presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Santa Catarina, que inicia suas atividades com a missão de reunir pesquisadores e estudiosos comprometidos com a preservação da memória histórica e cultural da região sul do Estado.

Membro fundador Vavá Laurentino

Com a participação de Ronaldo Augusto Pires na vice-presidência e de Dorvalino Pedro Filho e Geneval Fernandes Laurentino entre os fundadores, Imbituba passa a ter representação direta em uma instituição que pretende se consolidar como referência na pesquisa, documentação e valorização do patrimônio histórico e cultural do Sul catarinense.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil