O imbitubense Alexandre Querino da Rosa, conhecido como Kacum, conquistou mais uma façanha, a maior delas, para sua extensa lista de títulos. O esportista multicampeão nacional, estadual e municipal, agora sagrou-se campeão mundial como técnico de handebol ao comandar a equipe brasileira do CESP Ceres (GO) na conquista do VIII Campeonato Mundial de Handebol Master, realizado entre os dias 21 e 25 de maio de 2025, nas cidades de Omis e Makarska, na Croácia.

O campeonato, considerado o principal torneio de clubes de handebol master do mundo, foi organizado pela Sportevent, com apoio do Ministério dos Esportes da Croácia, da Federação Balcânica de Handebol, da Kempa, da IHF, entre outras entidades. A competição reuniu equipes de quatro continentes, com clubes representantes do Brasil, Argentina e Chile pela América do Sul.
“Foi emocionante chegar para a maior competição da nossa modalidade, em um país onde o handebol é muito forte, já que a Croácia já foi campeã Olímpica e Mundial, que já teve a lenda do handebol Lino Cervar, que estava presente no evento! Foi algo mágico para quem ama a modalidade. Posso dizer que os europeus realmente olhavam para nós com um ar de superioridade, mas, conforme fomos evoluindo na competição, o respeito começou a surgir e a nossa equipe ganhou confiança e respeito”, lembra Kcum.

Formada por atletas de diversas regiões do Brasil e baseada na equipe campeã brasileira da categoria, a equipe brasileira CESP Ceres foi campeã na categoria +45 anos. Segundo Alexandre Kacum, que já atuou como atleta profissional e também é o técnico do Paes Leme Handball Team, a meticulosa preparação, incluindo a regularização documental, seguro-atleta e estratégias técnicas, foi um dos pilares do sucesso do grupo.
“Não é uma conquista individual, todos que ali estavam e que contribuíram para nossa ida foram fundamentais! Em minhas preleções sempre ressaltei a importância de estarmos focados, de não desistir e dar o máximo, pois aquele era o nosso sonho, a nossa realização. Quando fomos campeões, veio aquele relaxamento, vieram os momentos de emoção e consagração. Nossa missão foi cumprida, estamos muito felizes e muito gratos a todos que acreditaram no projeto”, conta o imbitubense.
Campanha do título
A estreia da equipe foi contra o BRNO (República Tcheca), com vitória por 8 a 3. Na sequência, enfrentaram o Bór Wroclaw (Polônia) e empataram em 10 a 10. Já adaptados à competição, superaram o Bicskei TC AA (Hungria) por 15 a 7 e, depois, o Dzik Warszawa (Polônia) por 16 a 12, garantindo a liderança do grupo.
Nas semifinais, o time brasileiro enfrentou o Chrobry Glogow (Polônia), num jogo equilibrado que terminou empatado no tempo normal e foi decidido nos tiros de 7 metros. Destaque para o goleiro Reginaldo (Jabá), que defendeu a cobrança decisiva e classificou a equipe para a grande final.
A decisão do título foi contra o forte Kauno Azuolas (Lituânia), em um confronto emocionante do início ao fim. A partida terminou empatada, levando novamente aos tiros de 7 metros. Após uma sequência equilibrada, o CESP Ceres converteu e viu o adversário chutar na trave, sacramentando o título inédito para o Brasil: 19 a 18.
Charlles Sapão, mesmo se recuperando de lesão, foi decisivo na final com sua entrada no segundo tempo, demonstrando força e garra no ataque.
Já o goleiro Jabá foi eleito o melhor goleiro da competição, consolidando o protagonismo brasileiro na edição.

Representatividade catarinense
Santa Catarina, tradicional no handebol nacional, teve cinco representantes nesta histórica conquista:
- Alexandre Querino da Rosa (Imbituba) – Técnico
- Charlles Garcia da Costa (Laguna) – Armador
- Fabrício Grossl (São Bento do Sul) – Ponta-esquerda
- Luciano Paulo Peretti (Coronel Freitas) – Ponta-direita
- Anderson Fernando da Silva (Chapecó) – Armador
Conquistas de Alexandre Kacum
Além do título mundial conquistado na Croácia, Alexandre Querino da Rosa (Kacum) coleciona uma série de conquistas que demonstram sua trajetória vitoriosa e seu papel de destaque no handebol nacional e internacional. Entre os principais títulos estão:
- Campeão Brasileiro Master
- Melhor Técnico do Campeonato Brasileiro Master
- Campeão Catarinense Master
- Vice-Campeão da Liga Nacional de Handebol Adulto Masculino e Feminino
*Vice-Campeão do Brasil Master Cup – considerada a maior competição de handebol Máster das Américas
Com uma carreira marcada por dedicação e resultados expressivos, Kacum segue sendo referência na modalidade. Seu trabalho à frente de equipes como o Paes Leme Handball Team tem contribuído não apenas para a conquista de títulos, mas também para a formação de atletas e o fortalecimento do handebol em Santa Catarina e no Brasil.
“Eu em especial só tenho que agradecer a equipe que acreditou nas instruções, que ajudou na construção da campanha e principalmente foi como um relógio suíço, funcionando bem, seguindo o protocolo e desempenhando o seu papel com maestria”, recorda o treinador, sem deixar de falar do futuro.
“O projeto continua, temos agora o Brazil Master Cup SP 2025 em duas semanas, depois a Copa Regional de Handebol de Imbituba, a Liga SC Master e o Brasileiro Master, porém na próxima semana já teremos reunião para o balanço do Mundial e do início do planejamento da participação na edição do Mundial de 2026, que será na Croácia novamente. Vamos em busca do bi mundial!”, adianta Kcum.

Resultados no Mundial
FASE DE GRUPOS
21/05 – CESP CERES 8 X 3 BRNO
22/05 – CESP CERES 10 X 10 BOR WROCLAW
22/05 – CESP CERES 15 X 7 BICSKEY TC AA
23/05 – CESP CERES 16 X 12 DZIK WARKAVA
SEMI FINAIS
24/05 – CESP CERES 14 X 13 CHROBRY GOGLOW
FINAL
24/05 – CESP CERES 19 X 18 KAUNO AZUOLAS










