O município de Imbituba será sede da avaliação para emissão da Carteira Nacional de Artesão, na próxima segunda-feira (29). O documento reconhece oficialmente a atividade artesanal no país. O atendimento acontecerá das 13h30 às 17h, na Biblioteca Pública Municipal.

Para participar, os interessados devem levar RG, CPF, comprovante de residência, além de peças artesanais prontas que desejam cadastrar. Também é necessário apresentar os materiais utilizados na produção, demonstrando o processo desde o início até a finalização. Caso não seja possível produzir a peça no momento, o candidato poderá apresentar vídeos da confecção, nos quais apareça realizando o trabalho.
A ação é organizada pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (SICOS), em parceria com a Diretoria Municipal de Cultura de Imbituba, e integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
Criado em 1991, o PAB tem como objetivo valorizar o artesão brasileiro, promovendo a profissionalização, o desenvolvimento cultural e a geração de trabalho e renda por meio do artesanato. Por meio das coordenações estaduais, o programa fortalece o setor artesanal como atividade econômica estratégica para o desenvolvimento das comunidades, preservando culturas locais e ampliando oportunidades no mercado competitivo.
