Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide

Imbituba recebe QS 6000 e abre temporada do surfe sul-americano na Praia da Vila

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Imbituba volta a ser palco de um dos principais eventos do surfe sul-americano. A partir desta quarta-feira (25), a Praia da Vila recebe o QS 6000 da World Surf League (WSL), etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que segue até 29 de março e abre oficialmente a temporada 2026/2027 do Qualifying Series (QS), circuito de acesso da elite mundial.

Ao todo, mais de 140 surfistas estão confirmados na disputa, sendo 96 homens e 48 mulheres, com representantes de pelo menos 15 países.

Praia da Vila volta ao centro do surfe

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (24), no Praia Hotel, o prefeito de Imbituba, Michell Peninha (PL), destacou o peso histórico da Praia da Vila no cenário do surfe.

— A Praia da Vila é o palco dos grandes artistas do surfe mundial. Aqui a gente já teve campeões mundiais, Kelly Slater, Mick Fanning, Medina ganhou um Prime aqui. Ser campeão na Praia da Vila é o equivalente a ser campeão num grande palco do surfe mundial — afirmou.

Ainda segundo o prefeito, a cidade quer retomar, gradualmente, o protagonismo no calendário internacional.

— A gente quer subir essa escada e, quem sabe, no futuro próximo, junto com a WSL, trazer novamente uma etapa da primeira divisão do Mundial para cá — disse.

(Foto: Leandro Silveira, Reprodução)

Feminino reúne campeãs e nova geração

Na categoria feminina, a etapa terá nomes de peso do surfe brasileiro e sul-americano. Entre os destaques estão a cearense Silvana Lima, um dos maiores nomes da história do surfe nacional, e a catarinense Tainá Hinckel, que chega embalada após vencer uma etapa recente do circuito e garantir vaga no Challenge Series.

Também estão confirmadas Laura Raupp, Sophia Medina, além das peruanas Daniella Rosas e Sol Aguirre.

Na coletiva, Tainá destacou a importância do circuito para o desenvolvimento do surfe feminino e da carreira dos atletas.

— É um circuito super importante para fomentar o surfe brasileiro, não só o feminino, mas o masculino também, dando oportunidade a todas as pessoas competirem e mostrarem seu talento — afirmou.

Tainá Hinckel, Atleta – (Foto: Leandro Silveira, Reprodução)

Ela também falou sobre competir perto de casa.

— A torcida catarinense é a melhor. Poder competir próximo de casa, dormir na minha cama e depois vir fazer a bateria, é muito especial.

Masculino terá nomes experientes e atletas da nova safra

No masculino, a disputa reúne surfistas com passagem pela elite mundial, como Peterson Crisanto, Wiggolly Dantas e Jadson André, além de nomes da nova geração, como Ryan Kainalo, Gabriel Klaussner e Rodrigo Saldanha.

Entre os estrangeiros, o peruano Miguel Tudela e o argentino Lautaro Rojas aparecem entre os principais nomes.

Campeão da etapa do QS 4000 disputada na Praia da Vila no ano passado, o catarinense Matheus Navarro destacou a tradição da praia.

— A Praia da Vila fala por si só. É uma das melhores ondas do país, talvez a melhor. A natureza entregou o palco perfeito para um evento de surfe — disse.

Matheus também relembrou a influência que teve ao assistir, ainda criança, grandes nomes do circuito mundial competindo em Imbituba.

— Fez parte da vida de muita gente aqui do estado. Eu fui um desses atletas que passava o dia inteiro tentando ver esses caras de perto.

Matheus Navarro, Atleta – (Foto: Leandro Silveira, Reprodução)

Atletas locais apostam no conhecimento do mar

Um dos representantes de Imbituba na competição é o jovem Lucas Costa, de 17 anos. Nascido na cidade, ele afirmou que competir em casa pode ser um diferencial.

— Eu surfo na Praia da Vila desde pequeno. Treino ali sempre, então acho que isso é um fator que vai me ajudar durante essa competição.

Apesar da pouca idade, Lucas já traz no discurso a experiência de quem cresceu no surfe de base e agora dá os primeiros passos no profissional.

— Acho que o conselho para a próxima geração é persistir. Não é porque alguma vez deu errado que vai dar errado para sempre.

Lucas Costa, Atleta – (Foto: Leandro Silveira, Reprodução)

Circuito mira esporte, economia e impacto social

Segundo a organização, o Circuito Banco do Brasil de Surfe é hoje uma das principais plataformas de desenvolvimento do esporte no país e também se destaca pela premiação igualitária entre homens e mulheres.

Na abertura da coletiva, os organizadores ressaltaram que o evento também movimenta a economia local e fortalece a relação entre surfe, turismo e comunidade.

— A etapa de abertura em Imbituba reforça o circuito como o mais relevante da América do Sul, com impacto esportivo, econômico e social nas comunidades — destacou a organização.

Michell Peninha, prefeito de Imbituba – (Foto: Leandro Silveira, Reprodução)

Programação

A competição começa nesta quarta-feira e segue até domingo, com baterias masculinas e femininas ao longo dos dias na Praia da Vila.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil