Imbituba recebe neste final de semana mais uma edição do Programa Golfinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, desde 1998. Realizado nas praias catarinenses e em algumas cidades da Serra e interior, o programa tem como objetivo fortalecer uma cultura de prevenção de acidentes em ambientes aquáticos, com foco em crianças de 7 aos 11 anos.
De acordo com a sargento Itamara Cardoso, Coordenadora do programa na área do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, na área de atuação do 8º Batalhão, que compreende desde a praia da Esplanada até a praia da Gamboa, o programa é realizado exclusivamente nas áreas litorâneas, ou seja, nas praias. “São orientações lúdicas e educativas para que as crianças aprendam sobre os temas importantes relacionados à segurança e conscientização sobre o uso das praias”, disse.
Em 2024, 1.012 crianças participaram do programa na área do 8º BPM. “Para 2025, nosso objetivo é ir além e superar esse número, ampliando ainda mais o alcance do programa e contribuindo para a segurança e conscientização de nossas crianças”, finalizou a sargento.
O que as crianças aprendem:
- Uso seguro de praias e piscinas;
- Cuidados com o meio ambiente marinho e descarte correto de resíduos nas praias;
- O trabalho de guarda-vidas: prevenção, resgate e sinalização;
- Identificação de bandeiras e sinalizações de perigo nas praias;
- Como lidar com queimaduras de água-viva e os tratamentos adequados.
Neste sábado o programa acontecerá no canto da Praia da Vila a partir das 08h às 11h e na Praia do Porto das 15h às 18h. Já no domingo será na Praia de Ibiraquera, pela manhã, e em Itapirubá Norte no período da tarde. As inscrições encerraram nesta sexta-feira (10).
Fonte: Diretoria de Comunicação e Inteligência / PMI
Imagens: Divulgação CBMSC