Imbituba será sede do Encontro Regional das Juventudes no dia 15 de abril, reunindo jovens de toda a região da Amurel para debater políticas públicas, direitos e realidades da juventude em Santa Catarina.
A iniciativa é promovida pelo Conselho Estadual da Juventude de Santa Catarina (Conjuve/SC), em parceria com a Gerência de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS).
Nos últimos dias, representantes dos órgãos percorreram municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) para reforçar o convite às administrações municipais. “Estamos conversando com os prefeitos da região sobre a importância do Fórum das Juventudes e convidando para a ação que será no próximo mês”, afirmou a presidente do Conjuve/SC, Joice Gomes.
Encontro busca identificar diferentes realidades das juventudes
O encontro tem como público-alvo jovens entre 15 e 29 anos e busca identificar e compreender as diferentes realidades das juventudes catarinenses. A proposta é contribuir para a construção de estratégias voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas, com base nos direitos previstos no Estatuto da Juventude.
“Vamos falar sobre o que é o Estatuto da Juventude e sobre como estruturar a política pública da juventude no município”, explicou a presidente.
Durante o evento, o Conjuve/SC também apresentará aos municípios informações sobre sua criação, composição e atuação, além de destacar a importância da implementação de Conselhos Municipais de Juventude.
A programação inclui ainda momentos de escuta ativa dos participantes, com o objetivo de conhecer as condições de vida dos jovens em aspectos como moradia, trabalho, educação e relações sociais, a partir da perspectiva da própria juventude.











