Uma mudança realizada pela Prefeitura de Imbituba na empresa que realiza o transporte dos alunos das escolas públicas estaduais no município vem gerando muita satisfação, segurança e até mesmo fazendo aumentar o rendimento pedagógico dos estudantes e professores, além dar sensações de alívio aos pais e responsáveis.
Até abril de 2021, o serviço era realizado pela empresa Santo Anjo, através de convênio pago pelo Governo do Estado à Prefeitura, que comprava os passes e os distribuía aos estudantes.
Hoje, com a mudança implementada pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio do prefeito Rosenvaldo Júnior e do vice, Antônio Clésio costa, o serviço realizado pela empresa imbitubense Beto Viagens gera satisfação para toda comunidade escolar. com ônibus exclusivos aos estudantes, que os pegam na porta de casa, e que só saem do colégio quando o último aluno entrar no veículo e os devolvem em frente à residência.
Segundo diretores de três escolas estaduais de três bairros imbitubenses ouvidos pela reportagem do Portal AHora, o transporte escolar, até março deste ano, gerava muitos transtornos. A alteração no sistema aconteceu no início do ano letivo de 2021, quando a Beto Viagens assumiu, provisoriamente, o transporte dos alunos das instituições de ensino estaduais.
Diretor da Escola Estadual Engenheiro Annes Gualberto, situada no Paes Leme e que recebe estudantes de pelo menos cinco bairros, Edson Machado Miguel conta que quando o serviço era operado pela empresa Santo Anjo, atual concessionária do transporte público coletivo de Imbituba, seus alunos eram obrigados a deixarem a classe 20 minutos antes do fim da última aula e a saltarem dos veículos longe de suas casas. O Diretor lembra ainda que o serviço gerava atrasos e preocupações por parte dos parentes dos alunos.
“Antes, os alunos ficavam condicionados aos horários impostos pela empresa e que, muitas vezes, não batiam com os das aulas. Nossos estudantes eram obrigados a se transportar nos coletivos públicos a e a caminharem logos trajetos, inclusive à noite, além de demorarem a chegar em casa devido a itinerários com longos trajetos, principalmente durante a pandemia. Mudou 100% para melhor melhorou até o desempenho escolar dos alunos”, exalta Édson.
Os alunos da escola Annes Gualberto também demonstram satisfação. Em entrevista, falaram sobre os desafios enfrentados antes da nova empresa assumir o transporte escolar.
“Antes, era muito complicado, a gente tinha que acordar bem mais cedo, para não perder o ônibus. Agora, a gente pode se organizar melhor quanto aos nossos horários, e conseguimos até uma qualidade maior de sono, descansar bem para vir estudar. Podemos chegar na escola só no horário em que ela abre, não precisamos ficar esperando ela abrir.” relata Vitor Gustavo Borges dos Santos, aluno do colégio.
Para Natasha Silva da Costa, também estudante da escola Annes Gualberto, O transporte ficou muito melhor.
Além da questão dos horários ser complicado antes, a gente também pegava ônibus com trabalhadores, e o ônibus ficava muito lotado, tanto na hora de ir para escola quanto na volta. Muitas vezes, a gente ficava em pé. Agora, a qualidade é outra, é melhor e mais confortável”, completa Natasha Silva da Costa, também estudante da escola Annes Gualberto.
A empresa imbitubense, que já tinha contrato com a prefeitura há 7 anos, realizando o transporte dos estudantes das escolas municipais e também fazia o translado dos alunos de Imbituba até as faculdades de Tubarão e Capivari de Baixo, aceitou um pedido emergencial da Secretária de Educação, Rafaela Pereira de Mello, para suprir a falta da Santo Anjo.
“A Empresa do Beto veio somente a somar para nós enquanto escola, os alunos chegam no horário correto, o transporte melhorou 100% na qualidade dos ônibus, o tratamento dos motoristas com os alunos é excelente. Somente tenho a agradecer ao Beto, pelo excelente trabalho que está desempenhando”, reconhece a diretora da Escola Marcílio Dia Santiago, Carla Inácio.
Para Fabiana Alice Goes, diretora da escola Visconde do Rio Branco, situada no Bairro Araçatuba, o serviço, antigamente, infelizmente, ofertava um serviço bastante precário, que não tinha flexibilidade nas linhas, nem tampouco quanto aos horários. A gestora conta que quando os alunos saiam um pouco mais cedo, por causa da falta de professores, eles tinham que ficar aguardando a linha, que era a única para atender tanto os munícipes quanto os alunos.
“Era linha de horário normal, e isso no, meu ponto de vista, era um ponto bem grave, pois penso que o transporte escolar tem que atender exclusivamente aos alunos. Com a chegada do Beto Turismo, houve essa qualidade nesse serviço de transporte, onde o atendimento é imediato, qualquer problema que ocorre nas linhas a gente tem como saber o que aconteceu, saídas de campo para o município, ou até mesmo para Garopaba e municípios vizinhos, eles são atendidos prontamente, exalta a Diretora.
Fabiana ressalta ainda que a qualidade do ensino se tornou melhor, porque existe essa ajuda do atual transporte também para levar os alunos para fazer saída de campo, o que antes não acontecia. “O aluno só vivia realmente dentro da escola. Aumentou bastante essa qualidade, o serviço está sendo muito bom, o atendimento excepcional, e, lógico, tem que adequar uma ou outra coisa, mas eles estão sempre em contato frequente conosco, e qualquer coisa que acontece sempre dão satisfação”, enaltece.
“É alguém que está próximo da escola, e é isso que nos deixa contentes, o serviço melhorou 100%! É esse o meu ponto de vista. Eu espero, sinceramente, que daqui para frente seja sempre assim, com o transporte único e exclusivo para os alunos, que tenha qualidade e um bom desempenho, e que atenda realmente como os nossos alunos merecem”, finaliza Fabiana.