Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ICMBio abre seleção para agente ambiental em Imbituba

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade abriu um processo seletivo simplificado para formar cadastro de reserva de agente temporário ambiental (ATA) na APA da Baleia Franca. As inscrições começam no dia 22 e seguem até 28 de abril de 2026.

A oportunidade aceita candidatos com ensino fundamental incompleto. Ou seja, basta saber ler e escrever para participar. Além disso, o processo não cobra taxa de inscrição, o que amplia o acesso dos interessados.

Atuação direta na unidade

Os profissionais selecionados vão apoiar a gestão do uso público da unidade. Entre as funções, eles realizam manejo e sinalização de trilhas, orientam visitantes e promovem ações de educação ambiental.

Além disso, os agentes acompanham o fluxo de turistas e ajudam a monitorar impactos ambientais. Dessa forma, contribuem diretamente para a preservação da área.

Como se inscrever

Os candidatos podem se inscrever presencialmente no escritório do ICMBio, na Avenida Santa Catarina, em Imbituba. Como alternativa, também podem enviar a documentação por e-mail dentro do prazo.

O atendimento ocorre das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. Para participar, o candidato precisa apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e declaração de escolaridade. Além disso, deve incluir certidões de antecedentes criminais e outros documentos previstos no edital.

Etapas da seleção

O processo seletivo começa com a análise curricular, marcada para os dias 6 e 7 de maio. Nessa etapa, a equipe avalia experiências anteriores, cursos e atividades na área ambiental.

Em seguida, os candidatos mais bem classificados fazem um teste de avaliação escrita nos dias 27 e 28 de maio. Por fim, o resultado final sai em 18 de junho.

Contrato e requisitos

O ICMBio contrata os aprovados por tempo determinado, com duração de até 24 meses, conforme a necessidade do órgão. A jornada inclui turnos diurnos e noturnos, inclusive aos fins de semana, em regime de escala.

Para participar, o candidato precisa ter pelo menos 18 anos, estar em dia com a Justiça Eleitoral e, no caso dos homens, com as obrigações militares. Além disso, não pode ter mantido contrato recente com o ICMBio nos últimos dois anos.

Importância da função

A APA da Baleia Franca se destaca como referência na proteção da baleia-franca-austral e no turismo de observação responsável. Por isso, o trabalho dos agentes temporários ganha papel estratégico.

Assim, ao reforçar a equipe, o ICMBio amplia as ações de conservação e melhora a experiência dos visitantes. Ao mesmo tempo, fortalece o turismo sustentável e a economia local.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil