O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, foi um dos homenageados com a Comenda Municipal do Mérito Willy Alfredo Zumblick, entregue nesta sexta-feira (17), em Tubarão. A cerimônia reconheceu personalidades que contribuíram para o crescimento e a história do município.
Instituída em 1995, a comenda é considerada a mais alta honraria concedida pela cidade e leva o nome do artista plástico Willy Zumblick, um dos maiores pintores da história catarinense.
Além do governador, também receberam a distinção o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, e o empresário Dionísio Bressan Lemos.
Durante a solenidade, Jorginho Mello destacou a importância de Willy Zumblick para a cultura catarinense e lembrou de momentos de convivência com o artista.
“Willy era um ser fora da curva. Quando fui gerente do Besc, em 1989 e 1990, ele fazia caricaturas minhas e me levava de presente. Foi e continua sendo um grande artista, reconhecido nacionalmente. Para mim é uma grande honra receber essa comenda que leva o nome dele”, afirmou o Governador.
De acordo com a prefeitura, a honraria é concedida a cada quatro anos, dois homenageados são escolhidos pela Câmara de Vereadores e um pelo Poder Executivo.
O prefeito Estêner Soratto Júnior ressaltou o simbolismo do prêmio e a contribuição dos homenageados para a cidade.
“Willy Zumblick deixou sua marca em Tubarão e em Santa Catarina. A comenda é entregue a pessoas que transformaram a vida dos cidadãos tubaronenses para melhor. E o governador Jorginho Mello foi fundamental para salvar Tubarão de um momento financeiro crítico que vivíamos”, destacou.
Sobre Willy Zumblick
Nascido em 26 de setembro de 1913, em Tubarão, Willy Alfredo Zumblick foi filho de imigrantes alemães e faleceu em 2008.
Deixou um legado estimado em mais de cinco mil obras, entre pinturas e esculturas, retratando a história e as belezas de Santa Catarina.
Parte de seu acervo está exposta no Museu Willy Zumblick, anexo ao Centro Municipal de Cultura, em Tubarão.
