O Governo de Garopaba lançou, nesta quarta-feira (1º), a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. Trata-se de um levantamento, diagnóstico, prognóstico e estudo de viabilidade econômica financeira dos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana. A projeção do planejamento é para até 30 anos. Durante todo o processo, o Conselho de Saneamento, criado pela Política Municipal de Saneamento, segue atuante, em conjunto com a empresa Motta Martins Engenharia LTDA.
Entre as normativas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), está a participação da população, através do formulário de pesquisa. Água, esgoto, resíduos e drenagem urbana estão entre os questionamentos, que revelam o que a comunidade local, bem como os turistas, anseiam para o município. Para participar do estudo, você pode clicar aqui. O Plano Municipal de Saneamento Básico é mais um projeto do programa Garopaba em Ação: pensando no presente e planejando o futuro.
Entenda o Plano
O Plano Municipal de Saneamento Básico final será disponibilizado para consultas e audiências públicas que, por fim, serão apresentadas pela empresa ao Município. O processo é dividido em etapas. Inicialmente realizou-se a vistoria nas unidades operacionais da Casan, de Garopaba, juntamente com agentes da prefeitura e da concessionária. Agora, os serviços de drenagem e resíduos sólidos estão sendo analisados. Depois, será feito um estudo de viabilidade econômica e sustentável, para cada serviço de saneamento.