Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

Governo de Garopaba e Granfpolis, oferece capacitação para profissionais da Saúde e pacientes ostomizados

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Aconteceu na última quarta-feira (7), no auditório da Escola Municipal do Pinguirito, uma capacitação e atualização para pacientes que utilizam ostomia e para profissionais da saúde das UBS de Garopaba. É pela primeira vez que acontece esse programa no município.

Com apoio do Governo de Garopaba, através da Secretaria de Saúde em parceria com a gerência regional da Saúde da Granfpolis, o objetivo foi atualizar os profissionais que acolhem estes pacientes nas UBS, sobre os serviços oferecidos pela secretaria de Estado e assim garantir o acesso para todos.

No período da manhã, foi direcionado o encontro dos profissionais e no período da tarde teve a participação dos pacientes, que compartilharam suas histórias de vida e como convivem com a ostomia, proporcionando um momento de sensibilização e aproximação da realidade de vida de uma pessoa ostomizada. Ao todo, sete pacientes participaram da capacitação.

A capacitação foi ministrada pela coordenadora, Rosimery do Nascimento, e do professor enfermeiro, Ronaldo Perfoll, ambos da Granfpolis e organizada pela responsável do programa no município, a assistente social Taise Marques, juntamente com a direção da atenção primária, representada pela enfermeira Marina Maia. 

“A UBS é a porta de entrada desses pacientes no programa estadual, por isso a importância de capacitar tais profissionais, para receber e acolher estes pacientes”, afirma a enfermeira Marina Maia.

O que é Ostomia?

A Ostomia ou Estomia é um procedimento realizado com o objetivo de construir um novo caminho para a eliminação de urina e fezes. Várias condições de saúde exigem uma cirurgia para a realização, como doenças crônico-degenerativas, entre elas o câncer, Doença de Chagas, doenças inflamatórias intestinais, malformações congênitas, traumas abdominais, entre outros. Ela pode ocorrer nas diferentes faixas etárias e as Ostomias podem ser temporárias ou definitivas e a pessoa conviverá com ela durante sua vida. Para cuidar da ostomia, os pacientes devem receber informações e estar seguros para o autocuidado. É essencial que saibam sobre seus direitos, onde encontrar polos de assistência e profissionais que possam colaborar com quaisquer necessidades.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil