O vereador Jean Ricardo e o secretário de Administração de Garopaba, Henrique de Souza, (na foto com o prefeito Junior Abreu) foram convidados pela GIZ – Agência de Cooperação Técnica do Governo Alemão -, para participarem do evento “Diálogo Brasil e Chile: Zero Tarifa e Zero Emissão” que acontece de forma virtual na manhã da próxima sexta-feira, dia 2 de setembro.
Jean Ricardo e Henrique defendem e trabalham para a implementação do programa Tarifa Zero, em Garopaba, que oferece gratuidade no transporte municipal de passageiros e, de acordo com a agência GIZ, que promove o encontro, há interesse em conhecer quais são as oportunidades e as barreiras encontradas pela cidade para a implementação do projeto.
A reunião objetiva a troca de experiências entre os dois países, Brasil e Chile, e os dois representantes foram escolhidos para representar Garopaba no encontro.
O tema da conversa surgiu da necessidade expressa pelo Ministério de Transporte e Telecomunicações do Chile ao Programa EUROCLIMA+, em vista do interesse de entender a experiência brasileira com a implementação de tarifa zero e redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O encontro acontecerá virtualmente no dia 2 de setembro, entre 10h00 e 12h30 (horário brasileiro).
A participação consiste em 10 minutos de apresentação, com o tema: Entrevista mediada sobre oportunidades e desafios para quem planeja implementar a Tarifa Zero. Haverá tradução português-espanhol e espanhol-português e o encontro será restrito aos convidados e às convidadas.
Segundo a GIZ, a principal ideia do encontro é contribuir com o Governo do Chile através do compartilhamento de experiências práticas, por meio de uma metodologia que chamam de troca entre pares, que envolva temas como mecanismos financeiros, mudanças normativas, governança, modelo de operação, participação social e comunicação.
O Programa Transformação Urbana da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH do Brasil, por meio do projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), e o Programa EUROCLIMA+, em cooperação com o Governo do Chile, Ministério de Transporte e Telecomunicações (MTT), e o Governo do Brasil, Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), segundo os organizadores, contribui com diálogos bilaterais entre países latino-americanos, apoiando a realização do “Diálogo Duplo Zero: Tarifa Zero e Zero Emissões”.
O encontro entre o governo do Chile e o governo do Brasil, segundo os organizadores, coloca lado a lado representantes do setor público nacional e municipal, da sociedade civil e de especialistas do tema “Perspectiva da gestão pública” promovendo um espaço de diálogo entre o Governo do Chile e organizações, coletivos e especialistas sobre o tema Tarifa Zero e Zero Emissões.
“Defendemos o projeto e a implementação do Tarifa Zero não só pela questão socioeconômica. Boa parte da ideia de implementarmos o Tarifa Zero, em Garopaba, está centrada em uma visão moderna e necessária de preservação ambiental; diminuir o número de veículos particulares circulando e oferecer alternativas menos poluentes para o deslocamento das pessoas faz parte desse maravilhoso projeto de desenvolvimento sustentável. Representar Garopaba em um evento binacional apoiado pelo governo alemão, preocupado com a saúde ambiental do planeta, é uma honra”, destaca o vereador Jean Ricardo, que já confirmou sua participação ao lado do secretário de Administração, Henrique de Souza.
O diálogo é organizado com a colaboração do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), Movimento Passe Livre Brasil (MPL), Movimento Tarifa Zero BH e Rede Nossa BH (RNBH).