Um filhote de baleia-franca, em estado de decomposição avançado, foi encontrado na praia do Arroio Corrente, em Jaguaruna. O filhote media entre cinco e seis metros de comprimento.
A equipe do Instituto Australis/ProFranca esteve no local, após ser acionada pela ONG Educamar e pela prefeitura de Jaguaruna.
“Nossa equipe se deslocou já sabendo que não daria para fazer uma necropsia completa para entender do que o animal morreu. Então, fomos para registrar, fazer a biometria e coletar amostras, principalmente de gorduras, para usar em trabalhos futuros”, explica a bióloga Camila Morais.
O animal deve ser enterrado no local, seguindo o protocolo de encalhes de grandes cetáceos da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.
“Não conseguimos o tamanho total, porque parte dos ossos da cabeça do animal já estava em estado de decomposição muito avançado”, relata a pesquisadora.
No último domingo, uma baleia-jubarte também foi encontrada morta e encalhada na Praia do Porto, em Imbituba. O animal era adulto, tinha 14 metros de comprimento e cerca de dez toneladas.
Fonte: Diário do Sul