Um evento do Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontecerá no próximo domingo (18) em Garopaba. Através das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, em conjunto com a educadora emocional Thaiane Trindade, promovem um evento das 14h às 17h, na Praça Governador Ivo Silveira.
A programação do evento conta com palestras e atividades para sensibilizar a população sobre a gravidade do tema e fortalecer políticas públicas voltadas à proteção da infância e adolescência. A ação será gratuita e aberta ao público.
Às 14h, o evento inicia com a recepção ao público e um momento de acolhida. Em seguida, às 14h15, será realizada uma palestra lúdica voltada especialmente para as crianças, com linguagem acessível e interativa. Às 15h30, tem a apresentação do coral formado por crianças atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Encerrando a programação, às 16h, acontece uma palestra direcionada ao público adulto, com foco na identificação de sinais de abuso e nos canais de denúncia.
Por mais um ano, o governo de Garopaba participa da campanha nacional Maio Laranja, que promove ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Nosso papel, como poder público e como sociedade, é garantir que nossas crianças e adolescentes cresçam em ambientes seguros, acolhedores e livres de qualquer tipo de violência. Precisamos estar atentos aos sinais, promover uma escuta ativa e encorajar a denúncia”, reforça a secretária de Assistência Social, Gilmara Banker.
Diagnóstico
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Garopaba, em 2024, foram 12 notificações de casos suspeitos com violência e abuso sexual com crianças e adolescentes, faixa etária entre 1 e 19 anos. “Qualquer caso suspeito atendido na Rede Municipal de Saúde é enviado a notificação dentro de 24 horas para o setor. Todos os nossos servidores que atuam na ponta têm a responsabilidade de estar atentos aos sinais”, explica a gerente de Vigilância Epidemiológica, Eduarda Pacheco.
Denúncias
A campanha Maio Laranja reforça que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, todos os dias por meio do Disque 100, ou de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, diretamente no Conselho Tutelar de Garopaba, por meio do telefone (48) 3254-8169 e pelo atendimento presencial no órgão municipal está localizado na Rua Alta Freitas Nauk, 780-838, no bairro Pinguirito.
