A Atitude Cia de Dança inicia nesta sexta-feira (10) a circulação do espetáculo “Abadom”, com apresentação gratuita às 20h, na Praça Getúlio Vargas, durante a Feira do Livro de Imaruí. A cidade será a primeira a receber a nova turnê do grupo, que também passará por Criciúma, Garopaba, Navegantes e Blumenau nos meses de outubro e novembro.
Criado em 2014, “Abadom” nasceu da reflexão sobre o homem pós-moderno, suas escolhas e os impactos delas no planeta. Com o breaking como linguagem principal, a performance mistura força, crítica e poesia em um diálogo entre corpo, som e emoção.
O nome do espetáculo vem do hebraico e significa “destruição” ou “destruidor”, termo que também aparece na Bíblia como símbolo do fim e da transformação. Para Agna Muller, diretora da companhia fundada há 20 anos em Garopaba, a obra questiona o antropocentrismo e o progresso a qualquer custo.
“Abadom é uma metáfora sobre a destruição de nós mesmos. A dança surge como resistência e sobrevivência da espécie”, explica Agna.
A nova montagem conta com a atualização dramatúrgica de Paloma Bianchini, que trouxe uma leitura contemporânea à coreografia. Ela mergulhou em registros e vídeos do grupo para reviver gestos e imagens que reforçam a crítica à sociedade atual.
“Meu papel foi ajudar o grupo a tornar a obra ainda mais genuína, conectando o público às intensidades corporais e emocionais dos dançarinos”, conta a pesquisadora.
O espetáculo reúne 12 performers e a percussionista Chaya Vazquez, que conduz os movimentos com ritmos e sons que envolvem a plateia em uma experiência sensorial.
A turnê é viabilizada com recursos do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.











