Previous slide
Next slide
Escola municipal de Imbituba promove inclusão e desenvolvimento por meio de atividades manuais por meio do AEE

Érika dos Reis

Escola de Imbituba promove inclusão e desenvolvimento por meio de atividades manuais do AEE

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

A Escola Municipal Profª Belarminda de Souza Pires, localizada no bairro Campestre, em Imbituba, vem se destacando com o trabalho realizado na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Sob a orientação das professoras Rosenete Rodrigues Leopoldo e Eliziane do Espírito Santo Vieira, os alunos participam de atividades manuais que unem ludicidade, funcionalidade e simbologia, promovendo avanços significativos no processo de aprendizagem e socialização.

Fotos: Arquivo PMI

As propostas pedagógicas desenvolvidas têm como objetivo favorecer a interação entre pares, estimular a atenção compartilhada e despertar o interesse pelo outro. “Esses momentos também contribuem para a construção da autonomia e independência dos nossos alunos, reduzindo, de forma gradual, os apoios necessários e incentivando a realização de tarefas práticas do dia a dia na escola”, destacou uma das coordenadoras.

Segundo a equipe pedagógica, as experiências ampliam o funcionamento adaptativo dos estudantes e impactam positivamente o desempenho escolar. Ao fortalecer habilidades executivas que, muitas vezes, apresentam defasagens, os alunos passam a superar barreiras que antes prejudicavam seu aprendizado.

Integradas ao cotidiano pedagógico, essas práticas constroem um ambiente mais inclusivo e estimulante, contribuindo para o desenvolvimento global dos estudantes.

O que é o AEE

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um suporte pedagógico voltado a alunos com deficiência, TEA e altas habilidades. Realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais ou em centros especializados de todo país, o AEE organiza recursos e estratégias para eliminar barreiras de aprendizagem, apoiando o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo, comunicacional e cultural dos estudantes.

O AEE foi assegurado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 1996), reforçado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e regulamentado pelo Decreto nº 7.611/2011, de 17 de novembro de 2011, que tornou obrigatória sua oferta em todas as etapas e modalidades da educação básica.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil