Previous slide
Next slide
TALENTOS DA TERRA: Entre as melhores de SC, adolescentes de Imbituba e Paulo Lopes disputam título brasileiro de laço em etapa nacional do Rodeio dos Campeões, em Goiás

Érika dos Reis

TALENTOS DA TERRA: Entre as melhores de SC, adolescentes de Imbituba e Paulo Lopes disputam título brasileiro de laço em etapa nacional do Rodeio dos Campeões, em Goiás

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Dois talentos precoces do laço de gado, as adolescentes Thainá Maria Monteiro, de Imbituba, e Valentina Flor Dassa, de Paulo Lopes, embarcaram rumo ao centro-oeste do país para disputar, a partir desta quinta-feira (24), a etapa nacional do Rodeio dos Campeões, na cidade de Cristalina, em Goiás. A competição é organizada pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo) e reúne os melhores laçadores juvenis do Brasil.

Valentina Flor Dassa, de Paulo Lopes

As jovens garantiram a vaga após brilharem no XXI Rodeio Estadual de Campeões, em Jaborá (SC), onde ficaram entre as quatro melhores da categoria Prenda Juvenil. Com esse desempenho, conquistaram o direito de representar não apenas o CTG 13 Guapos, mas também Santa Catarina, Imbituba e Paulo Lopes na disputa nacional.

A imbitubense Thainá Maria Monteiro, de apenas 14 anos, cursa o 8º ano na Escola Itamar Luís da Costa, no bairro Guaiúba, e começou a laçar aos 7 anos, na tradicional “vaquinha mecânica”. Desde então, vem se destacando em competições estaduais e interestaduais. Já conquistou títulos nas modalidades Prenda Juvenil, Duelos de Prendas e Pai e Filha, consolidando-se como um dos maiores nomes da nova geração do laço.

Thainá Maria Monteiro, de Imbituba

Já a paulolopense Valentina Flor Dassa, de 15 anos, cursa o 9º ano na Escola Dr. Ivo Silveira, no bairro Penha e pratica o laço desde os 9 anos de idade. Com técnica e firmeza, ela vem se destacando nas pistas por sua consistência e desenvoltura com o laço, sendo presença constante nas finais das principais competições juvenis do Estado.

No rodeio estadual em Jaborá, 17 seleções femininas disputaram as quatro cobiçadas vagas para representar Santa Catarina na etapa nacional. A seletiva reforçou o nível técnico elevado e o protagonismo das meninas no universo tradicionalmente dominado pelos homens.

Agora, no CTG Nova Querência, em Cristalina, as duas jovens buscam coroar essa trajetória com o título nacional e elevar ainda mais o nome do CTG 13 Guapos — entidade tradicionalista que vem formando gerações no laço — além de suas cidades de origem.

Valentina e seu cavalo

A competição segue até domingo (28) e promete ser uma vitrine para o talento e a garra das futuras campeãs do laço no Brasil.

CONFIRA O VÍDEO DE THAINÁ EM AÇÃO

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil