A 53ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico – CINASE, realizada entre os dias 11 e 12 de novembro no CentroSul, em Florianópolis, teve como um de seus momentos mais marcantes a homenagem ao engenheiro eletricista imbitubense, José Antônio Latrônico Filho, reconhecido por sua contribuição técnica e institucional ao desenvolvimento da engenharia elétrica no Brasil. Natural de Imbituba, Latrônico é considerado uma das vozes mais qualificadas do país em planejamento energético e integração tecnológica no setor elétrico.
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com especialização em Planejamento Energético pelo COPPE/UFRJ, Latrônico possui uma carreira de mais de quatro décadas, incluindo atuação estratégica na Eletrobras/Eletrosul e na Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE), onde já foi presidente e hoje ocupa o cargo de Diretor Nacional de Planejamento e Tecnologia. Também integra o colegiado dos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC. Os outros três homenageados foram: Gilberto Vieira Filho, CEO da Quantum Engenharia; a Prof. Helena Flávia Naspolini, da UFSC e Tarcísio Estefano Rosa, presidente da Celesc.
Entre as suas contribuições mais marcantes, participam os estudos do Inventário Hidroenergético da Bacia do Rio Uruguai e o dimensionamento de usinas hidrelétricas como Itá, Machadinho e Campos Novos, além de integrar grupos de expansão do sistema energético brasileiro.
“Fiquei muito feliz com a indicação do meu nome para ser homenageado. É o resultado de um trabalho dedicado ao setor elétrico, em especial ao planejamento energético, onde observo que nos últimos anos, estive vigilante aos lobs e as pressões políticas dentro do parlamento brasileiro que desfiguraram o correto planejamento. Como resultado temos a população pagando caro a sua conta de energia. Também é o reconhecimento das minhas atividades junto a classe dos Engenheiros, sempre incentivando a terem uma maior participação junto aos diversos setores da sociedade valorizando a profissão“, lembra Latrônico.

CINASE consolida a Região Sul como polo de inovação e debate técnico
Organizado pelo grupo O Setor Elétrico, o CINASE é considerado o principal ponto de encontro do setor, reunindo especialistas, dirigentes, pesquisadores, empresas, instituições públicas e privadas. Nesta edição, o evento destacou temas estratégicos como:
• Segurança cibernética
• Redes inteligentes
• Transição energética
• Energia eólica e solar
• Redes subterrâneas
• Armazenamento de energia
• Eficiência energética
Ao todo, mais de 60 palestrantes compartilharam conhecimento técnico e tendências em dois dias intensos de programação. Paralelamente, uma feira de negócios com mais de 25 empresas apresentou sistemas, equipamentos, soluções tecnológicas e inovações aplicadas ao setor elétrico brasileiro.
“Desde 2010, o CINASE leva conhecimento especializado por todo país, consolidando-se como um dos principais eventos do setor elétrico brasileiro”, destacou o diretor do grupo organizador, Adolfo Vaiser.
Premiações celebram o que há de mais avançado no setor elétrico
A cerimônia também premiou projetos de destaque em diferentes categorias técnicas, reconhecendo iniciativas inovadoras realizadas por empresas, universidades e instituições do setor. Confira os vencedores:
Inovação Tecnológica
Projeto TECCON II – Tecnologia de sensores em fibra óptica para supervisão, controle e proteção de sistemas de energia elétrica
Instituições: INESC P&D Brasil, UFSC, TBE e outras universidades
Equipe: Mauro Augusto da Rosa, Diego Issicaba, Alexandre Rocco, Tarso Vilela Ferreira, Clayrton Monteiro Henrique, Gabriel Santos Bolacell, Leonardo Lira Ramalho, Vladimiro Miranda e Paulo César R. de Lima
Este projeto também recebeu o grande prêmio especial da noite — o Prêmio O Setor Elétrico – Edição Florianópolis.
Instalações Elétricas Industriais e Comerciais
Projeto: Eficiência energética nos hospitais filantrópicos de SC
Empresa: Celesc Distribuição
Projeto Luminotécnico
Projeto: Iluminação artística de conjunto histórico em Itajaí
Empresa: Qluz Concessionária de Iluminação Pública
Pesquisa & Desenvolvimento (P&D)
Projeto: Estúdio Virtual para Operação do Sistema Elétrico de Potência
Empresa: Celesc Distribuição
Energias Renováveis
Projeto: Programa Catarinense Energia Boa
Instituição: SICOS – Governo de Santa Catarina
Edição histórica
Com apoio de grandes instituições como CELESC, CREA-SC, ABEE-SC, UFSC, ACATE, UDESC, IFSC, FIESC e UNISUL, o CINASE reforçou a importância de Santa Catarina no mapa energético do país — e marcou uma noite de reconhecimento à excelência técnica, à inovação e à contribuição científica e profissional de nomes como o engenheiro imbitubense José Antônio Latrônico Filho.











