O Tribunal do Júri da Comarca de Imbituba atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou um homem a oito anos de reclusão e um ano de detenção e ao pagamento de 10 dias-multa, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, e por tentativa de homicídio qualificado. O regime é inicialmente fechado. Em 2020, ele atirou contra um homem em via pública, no bairro Roça Grande.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, um homem que estava caminhando na rua, sozinho e desarmado, quando foi surpreendido pelo acusado, e atingido pelo disparo. O réu se aproveitou da condição da vítima, que é surda e não se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que dificultaria ainda mais a sua defesa.
Quem atuou perante o Tribunal do Júri foi a promotora de Justiça Fernanda de Ávila Moukarzel.
Relembre o caso
Em 21 de janeiro de 2020, um homem de 37 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio em plena luz do dia. Morador do bairro imbitubense Guaiúba, Alexandre Elíbio foi encontrado com uma perfuração de arma de fogo no braço esquerdo, ensanguentado, por volta de 16h30, em uma marginal da rodovia BR-101, ao lado do viaduto de Roça Grande. O fato não terminou em morte por conta de um erro de pontaria, e devido ao atendimento médico recebido pela vítima.
A Polícia Militar (PM) atendeu a ocorrência e através de populares obteve a informação de que o autor do disparo seria um homem, morador do bairro, e que ele, cujo nome também foi passado à PM, estaria em um Siena de cor branca quando teria efetuado o disparo.
Munidos com a informação, policiais mostraram uma foto do suspeito ao homem alvejado, que, com dificuldades para falar, reconheceu o criminoso como seu algoz ao fazer sinal de positivo com a cabeça.
Com o reconhecimento por parte da vítima, os agentes foram até a casa do suspeito onde, no pátio da residência, encontraram um revólver calibre 22, com uma munição, escondido embaixo de um botijão de gás.
Com a evidência do crime obtida, o suspeito foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia de Imbituba.