O Instituto Ecosurf Santa Catarina, em parceria com o Clube de Desbravadores Adventhus, da Igreja Adventista da Vila Nova, realizará uma ação de limpeza de praia, durante a manhã de domingo (7), na região do Condomínio João Rimsa, em Imbituba. A atividade, que começará às 9h, faz parte da linha de ação da Rede Mares Limpos, que atua no município e é um dos aquecimentos para o 9° Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que vai acontecer em setembro.
“A ação do próximo domingo é parte do aquecimento do 9º Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Eu sou coordenadora da EcoSurf de Santa Catarina e nós desenvolvemos, desde 2014, uma ação de despoluição e monitoramento de resíduos em todas as praias do município. De lá pra cá, todas as praias já foram cenário de pelo menos uma ação do tipo. É a mesma ação, com a mesma metodologia, mudando apenas o grupo coordenador. Nós sempre fazemos a grande ação no terceiro final de semana de setembro, mas já começamos a “aquecer” em julho, agosto, como uma forma de atrair novos interessados, de tornar o projeto mais público e com envolvimento da população”, explica Amanda Suita de Moraes, principal articuladora da ação.
Confira a página do Ecosurf no Instagram
Segundo Amanda, hoje, há cerca de 12 a 15 milhões de toneladas de lixo sendo despejadas nos oceanos anualmente. São mais de 51 trilhões de plástico já boiando ou no fundo do oceano. Esse é um problema que acaba atingindo toda a cadeia alimentar, ou seja, acaba, também, chegando ao prato de quem se alimenta dos frutos do mar. As partículas de plástico chegam ao tamanho nano e são transportadas pelo sal marinho, pela chuva e pelo vento. Por isso, Amanda explica que o plástico é o grande problema global no que tange ao meio ambiente, o que faz com que nossa agenda seja alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030, principalmente ODS14, que é sobre a vida na água.
“Estamos no 9º ano de atividade e, desde que começamos, contando com campanhas do Dia Mundial e as outras ações durante o verão, ou com grupos como os Escoteiros e os Desbravadores, da Igreja Adventista, escolinhas de surfe, organizações de bairro, institutos, movimentos da internet e afins. A Ecosurf é, desde 2017, o braço mobilizador da Campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e o contrato foi renovado até 2024. Todas essas organizações que ajudam no Dia Mundial da Limpeza estão associadas à essa rede, à essa campanha. Esta ação do domingo será realizada com o Clube de Desbravadores da Vila Nova, na região do Rimsa, área escolhida por eles próprios. A atividade será aberta ao público e nós ensinaremos nossa metodologia de ação”, finaliza.