Centenas de pessoas prestigiaram e participaram do Desfile Cívico, que marcou o Bicentenário da Independência e o retorno do evento em Garopaba. A multidão que foi às ruas neste 7 de setembro acompanhou a apresentação da Fanfarra Municipal, que conduziu a marcha ao longo da Rua Prefeito João Orestes de Araújo. Diante do tempo nebuloso e do vento Nordeste, o Desfile Cívico iniciou pontualmente às 9 horas.
“Um dos nossos objetivos era iniciar no horário, não só por conta da possibilidade de chuva, como também pelas crianças, que estavam ansiosas para desfilar. Tudo durou aproximadamente 1h30min, graças a nossa boa organização.”, revela o prefeito de Garopaba, Junior Abreu.
Entre escolas, instituições, entidades, com destaque para o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, ao todo foram 46 apresentações, que encantaram o público presente com o tema “Garopaba em Ação”.
“Entendemos que ensinar crianças e jovens a apreciarem e valorizarem o Desfile Cívico, é mais um passo para um futuro harmonioso e com menos problemas sociais. Por isso, cada unidade escolar municipal trouxe a importância do desenvolvimento sustentável na formação de verdadeiros cidadãos, conscientes da sua participação na construção da sociedade, e que escrevem sua própria história”, explica a Secretária de Educação e Cultura, Fernanda Cândido.
Ainda durante o Desfile Cívico houve a homenagem aos participantes da Fanfarra, com uma longa trajetória de dedicação ao grupo musical. Quem está entre os homenageados é Paulo Roberto de Souza, o primeiro na cidade a tocar o tambor, com o estilo de rodar as baquetas no ar, a partir de 1985.
“O sentimento atravessa todos esses anos e emociona, porque é uma verdadeira honra para quem está ali, tocando e fazendo parte da Fanfarra. Foi um momento de relembrar a sensação do tempo que estive tocando. Estou muito feliz e grato por estar entre esses grandes amigos”, revela, alegre e sorridente com o troféu na mão.