Foi encerrado no último dia 24 o Projeto “Bordando nas ruas: Vozes em fio de papel”, desenvolvido pelo CRAS Sul, no bairro Vila Nova, em Imbituba. Esta ação foi realizada em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Idealizado e conduzido pela talentosa artesã Rafaela Mello Elias, o projeto trouxe oficinas de colagem de bordado em papel, proporcionando às crianças e adolescentes novas formas de expressão artística e cultural. Mais do que isso, promoveu rodas de conversa sobre temas relevantes, fortalecendo o senso de pertencimento, amizade e respeito entre os participantes. Destaque para a roda de conversa com a Psicóloga Luana Flores, com ênfase no tema “Importância de falar sempre a verdade e consequências da mentira”.

Os alunos também aprenderam sobre a história de Imbituba e os povos originários da cidade na oficina de bordado com tema “Páscoa e povos indígenas”.
No encerramento, o tema trabalhado foi “Combate ao bullying e violência nas escolas”, com a confecção de obras abordando o tema e posteriormente, foi feita a leitura do livro infantil “Joca e Dado”, que fala sobre a importância de respeitarmos as diferenças. Após, os alunos foram até as ruas para realizarem a colagem dos lambe-lambes pelos postes do bairro. O projeto foi realizado pela PNAB 2024.
O SCFV, serviço que atua com atividades coletivas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, reafirma, com essa iniciativa, o compromisso de prevenir situações de risco e fortalecer os laços familiares e comunitários por meio da convivência, da troca de experiências e do acesso à cultura.
A Secretaria de Assistência Social agradeceu de forma especial à artesã Rafaela Mello Elias, cuja dedicação e sensibilidade foram fundamentais para o sucesso do projeto. O projeto se despede, mas deixa em cada participante o brilho da criatividade, a força do diálogo e o sentimento de pertencimento à comunidade.
