Previous slide
Next slide
Prefeitura de Imbituba convida pescadores para treinamento do Bloco de Notas do Produtor

Érika dos Reis

Cota da tainha (Mugil liza) tem inclusão de 50 toneladas para modalidade de arrasto de praia no Mar Territorial de Santa Catarina

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) autorizou nesta quarta-feira (16) a inclusão de mais 50 toneladas na cota da pesca da tainha (Mugil liza), na modalidade de arrasto de praia, dentro do Mar Territorial de Santa Catarina.

A decisão foi tomada após deliberação na reunião do Grupo de Trabalho da Tainha (GT Tainha), na última sexta-feira (11). O grupo é formado por representantes do Governo Federal e do setor pesqueiro, que concordaram com a transferência da cota remanescente da modalidade cerco/traineira para a modalidade arrasto de praia.

A medida está amparada pela Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26, de fevereiro de 2025, que permite a transferência de cotas não utilizadas da modalidade cerco/traineira após o fim do período de inscrição de embarcações.

Na última semana, o MPA foi informado pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) sobre a desistência de uma traineira selecionada no último edital. Dessa forma, com essa transferência, a cota total destinada ao arrasto de praia passa a ser de 1.250 toneladas. Um aviso será emitido ao atingir 80% desse volume (1.000 toneladas) e a atividade pesqueira será encerrada ao alcançar 90% da cota, o que equivale a 1.125 toneladas.

“Seguimos atentos para assegurar a boa gestão desse importante recurso, fortalecendo a pesca artesanal e garantindo a sustentabilidade da tainha, que é patrimônio cultural e econômico do nosso estado”, destaca o Superintendente Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil