Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Convenções partidárias irão definir os candidatos às eleições em Santa Catarina no pleito deste ano; período teve início nesta quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Teve início nesta quarta-feira (20) uma das etapas mais importantes para o período eleitoral: as convenções partidárias. 

Os encontros servem para definir os candidatos às eleições deste ano e podem acontecer até o dia 5 de agosto.

A convenção é exigência da lei eleitoral e para muitos é o pontapé inicial da campanha. São nestas reuniões que os filiados às siglas decidem os nomes que disputarão cargos. A escolha é feita por aclamação ou votação. O partido que não fizer a convenção ficará sem candidatos.

Este ano a eleição é geral e serão votados candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital, no caso de Brasília. Nas convenções, os partidos também deliberam sobre as coligações. Após o encontro, as legendas têm até 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral.

Convenções em SC

  • Novo: convenção nesta quarta-feira, a partir das 9h, e deve confirmar os nomes de Odair Tramontin e Ricardo Althoff, ao governo estadual. Não há indicação se o partido lançará candidatos ao Senado. O local não foi detalhado.
  • MDB: define no sábado, 9h, na Alesc, em Florianópolis, se confirmará a candidatura de Antídio Lunelli ao governo ou se apoiará a reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos), com indicação de Udo Döhler para vice e um nome ao Senado.
  • Progressistas: estuda a confirmação da candidatura de Espiridião Amin ao governo ou apoiar candidatura de outro partido. Convenção acontece no sábado, 23, às 9h, no Hard Rock Arena, em São José.
  • PTB: anunciou convenção para sábado, 10h, na Alesc, em Florianópolis. Na majoritária, o partido tem como pré-candidatos Carlos Werner (governo) e Kennedy Nunes (Senado).
  • União Brasil e PSD: fazem convenção conjunta no sábado, 14h, no Centrosul, em Florianópolis. Os partidos devem confirmar a chapa Gean Loureiro (União) e Eron Giordani (PSD), como candidatos ao governador e vice.
  • Republicanos: os filiados se reúnem no sábado, 19h, na Alesc, em Florianópolis, onde oficializarão a candidatura do governador Carlos Moisés à reeleição.
  • PCO: convenção no domingo, 10h, no Sintespe. O partido deve definir candidatura ao governo, mas não divulgou eventuais pré-candidatos.
  • PSTU: virtualmente, o partido se reúne a partir das 9h e deve confirmar chapa com Alex Alano e Gabriela Santetti ao governo e Gilmar Salgado ao Senado.
  • PT: convenção no dia 25, às 19h, na Alesc. O partido deve confirmar Décio Lima ao governo ou apoio à candidatura de outro membro da chamada Frente Democrática.
  • PSDB: partido faz sua convenção às 10h, do dia 2 de agosto, em sua sede estadual. Partido define se apoiará outra candidatura, com indicação de vice ou ao Senado.
  • PL: convenção no dia 5, 20h, na Associação Catarinense de Medicina, com a confirmação da candidatura de Jorginho Mello.
  • PSB: filiados se reúnem no dia 5, em local e horário a definir, para confirmar Dário Berger ao governo ou apoiar outro nome da Frente Democrática.
  • Pros: não detalhou local, data e horário.

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil