As eleições municipais de 2024 serão realizadas neste domingo (6) e muitas dúvidas pairam na cabeça do eleitor. Saiba o que pode e o que não pode fazer na hora de votar.
Neste ano, a votação deve ser mais rápida. Os brasileiros vão eleger candidatos para apenas dois cargos: vereador e prefeito, nesta ordem. Por isso, o tempo de votação deve ser mais curto e, em poucos segundos, a urna deve ficar liberada para o próximo eleitor.
Confira 10 dicas para você não ter dúvidas
Verifique seu local de votação
Antes de sair de casa, o eleitor precisa estar atento a alguns detalhes. A primeira coisa é conferir se seu local de votação foi alterado. Por questões de acessibilidade ou segurança, os tribunais eleitorais fizeram mudanças em várias regiões. A checagem é feita de forma gratuita, pelo site do TSE, pelos telefones do TRE do seu estado ou pelo aplicativo E-Título. Mas atenção: o app só pode ser baixado até este sábado, 05 de outubro, e o download não poderá ser feito no domingo de votação.
Escolha bem os seus candidatos
Pesquise sobre os candidatos a vereador e prefeito. O site divulgacandcontas.tse.jus.br oferece informações completas sobre números, planos de governo, e o investimento feito por cada candidato durante a campanha, por exemplo.
Anote os números dos seus candidatos
Não esqueça de anotar os números dos candidatos em uma “colinha” de papel, já que dispositivos eletrônicos não são permitidos na cabine de votação. A dica é, depois de ter os candidatos escolhidos, coloque tudo numa nota eleve para a cabine de votação. O papel é permitido e não pode ser vetado pelos mesários.
Leve um documento com foto
É obrigatório levar um documento com foto para votação. Vale RG, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte, por exemplo. As vias digitais, em aplicativos do governo, também são aceitas. O título de eleitor não é obrigatório, mas é recomendado, porque pode agilizar o voto e reduzir a espera na fila.
Transporte gratuito liberado em todo o país
Uma novidade para 2024 é que eleitores de todo o país terão transporte gratuito para votação. O transporte público, como ônibus, metrô, trens, barcas e vans, deve operar sem custo até o final da votação. A medida foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal e deve ser implementada por estados e municípios.
Criança pode entrar na urna com responsável pra votar?
Em todas as eleições, uma das principais dúvidas é se o eleitor pode entrar com criança na cabine de votação. A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, Eline Iris, explica que não há proibição. Em geral, crianças de colo são permitidas, mas vale o bom senso.
“A regra é o sigilo do voto, mas não existe uma norma que impeça o eleitor de entrar na cabine de votação acompanhado de seu filho. A questão é mesmo de bom senso. Quem dirige os trabalhos na seção eleitoral é o presidente da mesa receptora e ele vai orientar o cidadão quanto à possibilidade de entrar ou não com a criança na cabine de votação”, explica.
Atenção: pessoas com deficiência podem levar um acompanhante à cabine eleitoral, se necessário, para auxiliar na votação.
Posso usar camiseta, boné ou algum símbolo do meu candidato?
No dia da votação, é permitido que os eleitores expressem suas preferências com uso de bandeiras, broches e camisetas, por exemplo, mas sempre de forma individual e sem pedir votos. Você pode, por exemplo, usar uma camiseta do partido ou candidato que apoia, mas não pode promover aglomerações ou estar em um grupo de pessoas com a mesma vestimenta.
Atenção à segurança
Não leve celulares ou equipamentos de filmagem para a cabine de votação, isso é proibido. Outra proibição vigente no domingo de votação é o porte de armas de fogo a menos de 100 metros das seções eleitorais, exceto para agentes de segurança em serviço.
Justifique sua ausência
O voto é obrigatório para eleitores que têm entre 18 e 70 anos. Quem não puder votar precisa justificar no dia da votação. A justificativa pode ser feita em qualquer seção eleitoral ou pelo celular, no aplicativo E-Título. Pelo GPS do smartphone, o aparelho reconhece que o eleitor não está em seu domicílio eleitoral e valida a justificativa em poucos segundos.
Desconfie de fake news
Outra dica importante é desconfiar de notícias falsas ou que coloquem em xeque a credibilidade das urnas eletrônicas. O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Rio, Michel Kovacs, lembra que são mais de 30 passos de segurança para garantir a inviolabilidade das urnas.
Por último, vale reforçar: não perca horário. Em todo o país, os brasileiros podem votar entre 8h e 17h, de acordo com o horário de Brasília.