Nesta segunda-feira (26), às 20h, será realizada uma edição especial e gratuita do Clube do Livro promovido pela Escola Aurora. O encontro, mediado pela arquiteta e escritora Luciana Florenzano, propõe o debate do capítulo “Urbanismo moderno: mulheres públicas versus a mulher privada”, da renomada arquiteta argentina Zaida Muxí.
A proposta é mais do que uma roda de leitura: trata-se de um esquenta potente para o curso “Mulheres, arquitetura e arte: a história por trás da história”, que será realizado em junho, também ministrado pela arquiteta e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – Laguna), Katia Véras.
O clube do livro, realizado de forma online, é um convite para refletir sobre o papel das mulheres na construção dos espaços urbanos e no modo como a cidade se configura sob perspectivas de gênero. A mediação de Luciana Florenzano, que une atuação como urbanista à produção literária e crítica em arte e arquitetura, promete uma conversa enriquecedora, aberta a todos os públicos. O acesso é gratuito e mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48 9189-3858) ou pelo Instagram @aurora.escolalivre.
Um curso para mudar o olhar sobre a história da arte e da arquitetura
O minicurso “Mulheres, arquitetura e arte: a história por trás da história” acontece nos dias 9, 11, 16 e 18 de junho, das 19h às 22h, em formato online e síncrono, com aulas pela plataforma Circle — que também disponibilizará os encontros gravados por seis meses. A formação é conduzida por duas referências na área: Luciana Florenzano e Kátia Veras, arquitetas, urbanistas, artistas e pesquisadoras cujas trajetórias se destacam pela abordagem crítica, interseccional e interdisciplinar.
Promovido pela Aurora – Escola Livre, o curso parte de uma proposta ousada: revisitar a história da arte e da arquitetura por meio das experiências e produções de mulheres que, embora fundamentais, muitas vezes foram apagadas dos registros oficiais. A ideia é não apenas resgatar nomes e feitos, mas reconfigurar o modo como ensinamos e aprendemos sobre espaço, corpo e cidade.
Com quatro encontros temáticos, a formação aborda desde a escrita da história até práticas contemporâneas de coletivos femininos, passando por discussões sobre corpo e espaço, subjetividades e políticas de visibilidade.
As professoras
Luciana Florenzano atua como arquiteta e urbanista com ênfase na preservação do patrimônio cultural. É também escritora e crítica, trabalhando a crônica literária como ponte entre as artes e a arquitetura.
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc – Laguna), a arquiteta Kátia Veras tem mais de 30 anos de carreira e é fundadora do Atelier Vertical. Atua com curadoria, design e projetos em arte, arquitetura e urbanismo, além de fomentar espaços autônomos de criação e pensamento crítico voltados à comunidade e à academia.
Uma formação para todos os públicos
Sem exigência de formação prévia, o curso é acessível e voltado a todos os interessados em refletir sobre os modos de habitar, criar e pensar o mundo a partir de uma nova perspectiva. Mais do que um curso, trata-se de um convite para ampliar repertórios e enxergar de forma mais sensível e crítica os espaços que ocupamos — e os que ainda queremos transformar.
