Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

Chuvas provocam estragos em Imbituba e Garopaba, casas são invadidas pela água, estradas interditadas e uma comunidade está ilhada

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Durante o final de semana, a Defesa Civil prestou socorro a pelo menos 11 famílias nos municípios de Imbituba e Garopaba que tiveram suas casas invadidas pelas chuvas.

Os alagamentos aconteceram entre a tarde de sábado e a madrugada deste domingo. Houve ainda um deslizamento de terra que invadiu a pista de rolamento.

Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros, a comunidade do Morro da Encantada, em Garopaba, está isolada. O rio transbordou e alagou a estrada de acesso à comunidade. Um carro chegou a ser arrastado pela correnteza do rio Encantada, próximo à cachoeira.

O motorista tentou atravessar uma pequena ponte sobre o rio.

Segundo o Boletim, havia água passando sobre a ponte e o carro acabou sendo arrastado pela correnteza para dentro do rio.

O motorista e sua filha saíram do carro e se refugiaram próximo a uma árvore, onde foram abordados e retirados de lá por uma guarnição da PM.

Os Bombeiros auxiliaram ainda moradores do local a atravessarem a área alagada e acionaram a Defesa Civil.

Ainda em Garopaba, a estrada que leva à comunidade do Macacu está fechada. Deslizamentos de terra, pedras e árvores bloquearam a pista. A Estrada da Costa do Macacu, trecho ao Sul da lagoa, também foi interditada por conta da pista alagada.

Segundo informações da Prefeitura de Garopaba, os principais pontos de alagamentos estão no Bairro Encantada (Estrada Geral do Morro da Encantada), ⁠Bairro Ressacada (Rua Manoel Balbino Silveira) e ⁠Bairro Areias de Palhocinha (Servidão José Cupertino Albano).

A Prefeitura orienta a população que, em caso de emergência ligue para Defesa Civil (48) 3254-8199 ou Bombeiros (193).

Segundo mapa divulgado pela Defesa Civil na manhã deste domingo (14), o município de Garopaba aparece com destaque de “alerta máximo” com relação a risco de deslizamentos aumentado em virtude da chuva. Imbituba foi sinalizada com o destaque “atenção”.

Recomendações para a população:

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos; 
  • Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
  • Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro;
  • Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.


Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil