Mãos unidas. Pés caminhando para uma só direção. Assim foi Caminhada da Inclusão, que reuniu dezenas de pessoas no Centro de Garopaba, em alusão ao Agosto Laranja, mês de conscientização da prevenção de deficiências. Promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, a atividade trouxe a oportunidade de contemplar a alegria, sobretudo, a integração entre entidades, pais e estudantes. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira, 24.
No final do percurso, todos se reuniram na Praça Governador Ivo Silveira para participar da Feira da Inclusão, que contou com diversas atividades recreativas.
“Um momento de troca de conhecimento, de acesso às possibilidades inclusivas que existem na cidade”, revela a secretária de Educação e Cultura, Fernanda Cândido.
Além da presença da Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram oferecidos, de forma gratuita, yoga, contação de histórias, instruções de saúde bucal, entre outras ações, incluindo sorteios.
Uma experiência que merece destaque é a cadeira sensorial. Nela, a pessoa sentava e uma instrutora proporcionava uma imersão através dos cinco sentidos: a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar.
“A ideia é trazer a vivência do mundo dessas pessoas que são vistas como diferentes, mas, que na realidade, levam e sentem a vida de um jeito diferente. Trouxemos texturas, essências perfumadas, entre outros objetos, para formar essa imersão sentitiva”, conta a assistente social, Simone Freisleben.
Participaram da Feira de Inclusão a Equoterapia Garopaba, Projeto o Ser Humano de Surf, a Recreo, Clínica Evolve, a terapeuta holística com deficiência visual, Fernanda Moreira, a APAE, e a Prefeitura de Garopaba, através das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, com o AEE, Turismo, Esporte e Desenvolvimento.
Fonte e fotos: Assessoria/PMG