A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta amarelo para condições climáticas adversas previstas entre esta quinta-feira (6) e segunda-feira (10), após dias de calor intenso. Durante este período, o estado poderá enfrentar chuvas intensas, temporais isolados e calor extremo, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e destelhamentos.
Nesta quinta-feira (6), após o calor extremo, as instabilidades ganham força em Santa Catarina, com risco alto nas áreas destacadas em laranja no mapa e moderado nas áreas em amarelo. A combinação de calor, umidade e o avanço lento de uma frente fria pelo oceano favorece a formação de temporais.
Diversas cidades de Santa Catarina sofreram com temperaturas escaldantes nesta quinta-feira (6). Em Criciúma, por exemplo, o índice de calor chegou aos 69°C, às 16h, segundo a Epagri/Ciram. A medida considera a temperatura aparente do ar (de 36,5°C, na ocasião) e a umidade relativa (de 86%).
Criciúma também registrou a maior temperatura nesta quinta-feira em todo o estado. Os termômetros do município atingiram 37,8°C, às 15h, segundo a Defesa Civil. Apesar da máxima, o índice de calor neste horário na cidade foi de 47°C, quando a umidade relativa do ar estava em 48%. Na Capital, em Florianópolis, os termômetros marcaram 34°C, segundo a Defesa Civil.
A chuva intensa atingirá de forma mais ampla no estado, especialmente as regiões próximas ao Rio Grande do Sul. Associados aos temporais, são esperados raios, rajadas de vento e granizo, além de chuva intensa em curto período de tempo.
Na sexta-feira (7), a frente fria se afasta, mas o risco continua alto entre o Litoral Norte e o Baixo Vale do Itajaí. Nessas regiões, há possibilidade de alagamentos e enxurradas pontuais, seguindo sob alerta amarelo.
A soma de calor, umidade e instabilidades em todos os níveis da atmosfera favorece a ocorrência de temporais, acompanhados por raios. Além disso, há riscos de rajadas de vento e eventual queda de granizo, desde a manhã.
SC sob alerta para novos temporais e riscos de alagamentos
Nas demais regiões, as condições para temporais isolados permanecem entre a tarde e a noite, com risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamentos, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou aviso às 10h desta quinta-feira (6), alertando sobre fortes chuvas que devem atingir Santa Catarina. Confira o alerta:
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”.
Recomendações da Defesa Civil
- Durante os temporais, busque um local abrigado e evite atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre os cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Veja as maiores temperaturas de SC nesta quinta-feira
- Criciúma: 37,8°C
- Jacinto Machado: 37,5°C
- Urussanga: 37,4°C
- Meleiro: 37,4°C
- Gravatal: 37,4°C
- Içara: 37,3°C
- Nova Veneza: 36,9°C
- Sombrio: 36,2°C
- Praia Grande: 35,8°C
- Itapiranga: 35,6°C
- Antônio Carlos: 35,5°C
- Tubarão: 35,4°C.
O que é o índice de calor?
De acordo com a Epagri Ciram, o índice de calor, ou heat index, em inglês, é a temperatura sentida devido à combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.
Através de cálculos é possível chegar a uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar. Isso explica por que sentimos mais calor em ambientes mais úmidos do que em locais mais secos, com a mesma temperatura.
