Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide
Boto colaborador da pesca é encontrado morto na Lagoa santo Antônio dos Anjos, em Laguna

Boto colaborador da pesca é encontrado morto na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Um boto-pescador da espécie Tursiops truncatus gephyreus, conhecida pela pesca colaborativa, foi encontrado morto na lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna. A ocorrência foi registrada na última segunda-feira, dia 18 de março, quando a Polícia Militar Ambiental (PMA) recolheu o boto e o encaminhou para o Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O órgão, que faz parte do Projeto de Monitoramento Ambiental de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), informou que a possível causa da morte foi uma infecção respiratória. Até o momento, as análises feitas afirmaram que o animal era um macho juvenil de 2,33 metros de comprimento e 97 quilos. Além disso, ele foi encontrado em um avançado estágio de decomposição.

Segundo o biólogo e professor coordenador do Laboratório de Zoologia, Pedro Castilho, mais exames estão em andamento e serão realizados nos próximos dias. “Após os animais serem encontrados, são levados para o laboratório para necropsia e eventuais análises, dependendo do estágio de decomposição que se encontram”, afirmou.

Após os exames e análises, o biólogo explicou que as amostras coletadas são incorporadas à coleção científica para estudos futuros. Entretanto, o que não tiver viabilidade científica é descartado como resíduo biológico, sempre levando em consideração o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços da Saúde (PGRSS).

“Basicamente, uma vez coletado, os animais precisam ter destinação rastreável, especialmente por conta das zoonoses. Mas, em determinados casos, como em situações de gripes aviárias, o recomendado é não levá-los para o laboratório, mas, sim, enterrar o animal em locais seguros, como em praias ou dunas móveis”, informou o coordenador.

Por conta disso, caso aves marinhas, tartarugas ou mamíferos marinhos como o boto sejam encontrados debilitados, ou mortos nas praias, as pessoas podem entrar em contato com o PMP-BS/Udesc, por meio dos números 0800 642 33341 ou (48) 99116-0264.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil