A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa celebra nesta sexta-feira (18) seu aniversário de 50 anos. E para comemorar, a biblioteca realizará o XI Sarau Musical, com uma homenagem especial a Amauri Castro, músico e contador de histórias que eternizou a essência de Imbituba em suas canções. A partir das 14h, além da homenagem, terão ainda declamações de poesia, e demais expressões artísticas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

O encontro reunirá, ainda, artistas imbitubenses no palco para interpretar as músicas do Álbum de Amauri Castro “Imbituba e o Passado”, relembrando trajetórias, personagens e sentimentos que fazem parte da nossa história. Para a família Castro, “esta homenagem reforça a certeza de que ele deixou uma valiosa contribuição artística para Imbituba. Manter vivas suas músicas e composições é uma forma de fortalecer a história e a cultura da nossa cidade”.

50º Aniversário da Biblioteca Pública de Imbituba
O Aniversário da Biblioteca é comemorado no dia 18 de julho desde 2014 com o Sarau Musical, uma festa literária que reúne a comunidade em torno da música, poesia e demais expressões artísticas, que a cada ano traz uma nova temática. A Biblioteca é o primeiro e mais antigo equipamento cultural público em atividade na cidade de Imbituba. Fundada pela Lei nº. 388, de 18 de julho de 1975, o Projeto foi de autoria do próprio Prefeito à época, Eduardo Elias, entretanto há indícios de preparativos para sua instalação já em 1966.
A biblioteca conta com um acervo de mais de 20.000 mil livros (dentre outros diversos suportes) e é procurada por quem necessita de informações para pesquisa ou tem interesse em viajar no mundo da literatura. Hoje, uma das principais metas deste equipamento cultural é implementar, de forma personalizada, seu gerenciamento para tornar a sua relação com o leitor mais prática e ágil, focando no que realmente importa, o universo da leitura.

Programação Especial
A programação da comemoração dos 50 anos da Biblioteca Pública de Imbituba conta com atrações culturais e artísticas que celebram a identidade local. Destaque para a exposição de mosaicos da artista Liz Panek, com obras inspiradas nas paisagens da cidade, e o sarau musical conduzido por Batista Ventania, com composições de Amauri Castro interpretadas por diversos musicistas.
O evento contará, ainda, com sorteio de livros de autores locais, xadrez gigante, participação do Setor de Bem-Estar Animal, lançamento de artigo sobre a história da biblioteca no jornal Marginal, homenagem do bloco Tatuíras da Folia a Amauri, apresentação musical de Franquita – a baleia-franca –, e uma exposição literária com editoras, coletivos, escritores e artistas imbitubenses.
Entre os musicistas que interpretarão composições do homenageado, Amauri Castro, conforme a sequência:
- “Casinha da Praia da Vila” (O turistão), por Joel Ramos;
- “Rua de Baixo”, por Pétti da Rosa;
- “A Quartanista”, por João Rosa;
- “Meu Aniversário”, por Pétti da Rosa;
- “Imbituba e o passado”, por Grupo Imbé;
- “Maria Luca”, por Grupo Imbé;
- “Chuva de Pedra”, por Aires Jr;
- “Garota do Paes Leme”, por Pétti da Rosa;
- “Garota de Imaruí”, por Kevins;
- “Se eu fosse o Prefeito da Imbituba”, por Grupo Imbé e demais musicistas presentes no evento.
E, para finalizar o dia de apresentações, Pétti da Rosa apresentará um Pout Pourri de Amauri Castro. Para saber mais detalhes da programação, visite o Instagram da Biblioteca de Imbituba: @bibliotecaimbituba
Conheça as letras das canções de Amauri abaixo e clique NESTE LINK para escutar as composições originais no Spotify.











