Por Eduardo Rosa
![](https://surfemais.com.br/wp-content/uploads/2024/12/A-fabrica-de-pranchas-da-Vickstick-em-1978.-Da-esq.-para-dir.-Toni-Catao-Lurdinha-Bento-Xavier-Richer-Victor-Vasconcelos-Laura-Daniela-Ana-e-Roberto-Perdigao.-Arquivo-pessoal-Perdigao.jpg)
No sábado (14) faleceu Bento Xavier da Silveira, mais conhecido como Bento Catão, no Rio de Janeiro onde vivia com a família há algumas décadas. Bento fez parte da saudosa história do surf imbitubense – contada em boa parte dela aqui pelo Surfemais – quando desde o final da década de 60 frequentava as ondas de Imbituba, principalmente, na praia da Vila, um local que ele reverenciava.
Neste domingo (22), amigos dele convidam a todos que conheceram Bento Catão a se juntarem as 19:30 horas, na missa de 7º dia que acontecerá na Igreja Nossa Senhora da Conceição, a igreja matriz de Imbituba, no centro da cidade. A expectativa é que muitos amigos compareçam para esta homenagem.
Logo após, no salão paroquial, atrás da igreja matriz, acontecerá um encontro de todos que conheciam Bento, para reviver histórias e muitas lendas que são contam sobre ele. As homenagens se estenderão também ao seu primo irmão, Toni Catão, que faleceu em 2004, e que também estava junto de todos que frequentavam Imbituba nas décadas de 70 em diante.
Segundo Roberto Perdigão ao Surfemais, um dos grandes amigos dos irmãos Catão, “Fiquei muito feliz em saber que a gente vai fazer esta missa e uma homenagem pro Bento e pro Antonio – Toni Catão – ai em Imbituba, a cidade deles, muito feliz de vocês terem se mobilizado, uma alegria enorme. Até me emociono em falar sobre isso. Estou avisando toda a galera de amigos sobre a missa e o encontro, apesar de alguns já terem partido“.
![](https://portalahora.com.br/wp-content/uploads/2024/12/WhatsApp-Image-2024-12-22-at-08.36.12.jpeg)