Aconteceu, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Imbituba, no último dia 8, a Audiência Pública sobre Tecnologia 5G, realizada em atendimento ao Requerimento nº 06/2022, de autoria do Vereador Michell Nunes, aprovado por unanimidade na 9ª Sessão Ordinária de 2022. O objetivo foi trazer representantes e empresários da área, operadoras de telefonia e outras lideranças para apresentar dados técnicos sobre essa tecnologia.
A audiência, com intuito de enriquecer o debate em Imbituba, garantindo a discussão da nova tecnologia 5G, teve a participação de Edgard Usuy, Assessor de Relações Governamentais da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que contribuiu no esclarecimento técnico.
“Nosso objetivo é trazer dados técnicos para auxiliar na construção de políticas públicas que fazem com que o ecossistema de tecnologia de Santa Catarina seja cada vez mais forte e continue nesse protagonismo diante dos outros estados brasileiros. A tecnologia 5G veio para ficar e para alterar a qualidade da vida das pessoas e precisamos que o poder público esteja atento a isso”, ressaltou Edgard.
De acordo com os representantes da Acate, com a chegada da tecnologia 5G, em 2020, ouve uma grande ruptura que resulta em novidades e funcionalidades. Conforme os especialistas, a Internet 5G possui três pilares que a diferenciam das outras gerações. O primeiro é a banda larga avançada, pode-se chegar a ter dez mil vezes mais tráfego com pico de transmissão, chegando aos 20 gigabytes por segundo e comumente pode-se ter 100 megabytes na palma das mãos ou mesmo nos dispositivos que estão conectados a essa rede.
O segundo pilar é a capacidade de comunicação massiva, ou seja, a grande quantidade de dispositivos que poderão estar conectados nessa rede. Então, ao se analisar os milhares de dispositivos que a rede 4G permite hoje conectar num quilômetro quadrado, a tecnologia 5G potencializa para milhão de dispositivos e passa a ter mais capacidade de conexão naquele mesmo espaço.
O terceiro pilar é a chamada de baixa latência, o tempo de resposta entre um comando e o resultado no dispositivo, mais tempo real a aplicação. A expectativa é que essas características possibilitem o desenvolvimento e expansão de novas aplicações, como o da realidade aumentada, da realidade virtual – ligadas à ideia do metaverso -, da realização de atividades remotas – como cirurgias -, do funcionamento aprimorado de veículos autônomos e do uso de holografia.
Para a implementação da inovação no município de Imbituba será necessário adequar a Lei de Antenas nos municípios. Participaram da audiência o presidente da Câmara de Vereadores, Elísio Sgrott; os vereadores Eduardo Faustina, Humberto Carlos dos Santos, Michell Nunes, Valdir Rodrigues; o representante da Litoral Internet, Michel Bourman Viana; o representante da Unifique, Rodrigo Aguiar de Carvalho; analista de sistemas da Prefeitura de Imbituba, Wagner Luiz Rausseng Olegario; a Secretária da SEGPLAN, Isabella de Mello Rocha e o Engenheiro da SEGPLAN, Eduardo dos Passos Nunes. A audiência na íntegra está disponível no Canal do Youtube da Câmara.
Saiba mais
O leilão para a concessão de operação nas faixas de frequência do 5G foi realizado em 4 e 5 de novembro. O saldo foi de R$ 46,7 bilhões movimentados por dez operadoras ganhadoras. Foram leiloadas as faixas de 700 MHz, 2,5 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Mesmo com a entrada de novas operadoras, as grandes vitoriosas ainda foram as três grandes empresas nacionais do setor: Vivo, Tim e Claro. Elas arremataram os principais lotes, de cobertura nacional.
Uma das grandes novidades com o leilão do 5G foi a entrada de cinco novas empresas no mercado, como operadoras de telecomunicações. Brisanent, Winity, Cloud2U, Consórcio 5G Sul e Neko Serviços arremataram lotes. O Consórcio 5G Sul, que integra a empresa catarinense Unifique, de Timbó, no Vale do Itajaí, venceu o leilão de fornecimento da telefonia 5G para o lote da região Sul do país. A empresa catarinense vai oferecer serviços de 5G para 247 municípios do Estado e 423 do Rio Grande do Sul até 2029.
Confira a audiência pública que discutiu a Tecnologia 5G em Imbituba na íntegra