A participação de atletas de outros estados e até estrangeiros em competições organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) será tema de audiência pública nesta sexta-feira (05), às 9h, em Chapecó. O encontro acontece na sede da Associação de Câmaras do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) e é promovido pela Comissão de Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Mauro De Nadal (MDB).
O objetivo é ouvir entidades, gestores e atletas sobre o atual regulamento, que permite a presença de competidores de fora em eventos como os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), os Joguinhos Abertos e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).
Segundo De Nadal, a prática tem gerado insatisfação em modalidades esportivas que alegam prejuízo à valorização dos atletas locais. “Muitos atletas de fora vêm, conquistam medalhas e vão embora. Isso desestimula a formação de base e até compromete programas de bolsas municipais destinadas a jovens promessas”, afirma o parlamentar.
Representantes da Fesporte, do Conselho de Esportes de Santa Catarina, secretários municipais, atletas e dirigentes esportivos devem participar da audiência. Esta será a segunda rodada de debates sobre o tema – a primeira ocorreu em maio, em Florianópolis. A audiência será transmitida pelo canal da Alesc no YouTube.
Como é hoje
Atualmente, modalidades coletivas como basquete, futsal, vôlei, futebol, handebol e bolão permitem a inscrição de até dois atletas de fora do estado por município. Já em modalidades individuais, como atletismo, judô, natação e ciclismo, é liberada a participação de um competidor externo.
A regra foi recentemente modificada no vôlei de praia, com a sanção da lei 19.295/25, de autoria de De Nadal, que restringe a presença de atletas vinculados a federações nacionais ou internacionais sem sede em Santa Catarina.











