A 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre, considerada uma das melhores maratonas do Brasil, acontece nesse domingo (12), e contou com a participação do corredor imbitubense Jander Carvalho, de 57 anos. Participando da sua 9ª maratona, a segunda vez em Porto Alegre, o atleta conquistou seu principal objetivo: o índice necessário para correr a Maratona de Boston, nos EUA, em abril de 2023. Jander conta que, para esse desafio, recebeu a ajuda especial de um vitorioso corredor conterrâneo.
“Esta foi a maior maratona de Porto Alegre já realizada! Com a companhia e grande ajuda do meu amigo André da Silva Freitas, cheguei 15 minutos abaixo do índice necessário, concluindo os 42,2 km da maratona em 3h20m08s. Mais um grande passo foi dado para correr a Maratona de Boston. Faltam ainda algumas etapas para a conclusão desse sonho, mas tenho muita fé e esperança que vou conseguir! Agradeço a Deus por isso”, comenta o maratonista.
A prova gaúcha é, tradicionalmente, realizada com temperaturas baixas e a largada desta edição aconteceu com os termômetros marcando 3ºC, além da presença de um vento geladíssimo na capital do estado. O trajeto praticamente todo plano, com poucas alterações na altimetria, é a principal característica que torna a prova uma das preferidas dos maratonistas.
Com 15 mil inscritos, a edição deste ano contou com 6.852 mil inscritos somente na prova principal dos 42,2 km. Houve ainda os percursos de 21,1 km e 8,5 km. O diretor da prova, Paulo Silva, fundador do Corpa e vencedor da maratona de 1984, afirma que a competição está consolidada no calendário internacional de corridas.
“Tivemos a participação de muitos atletas de ponta de diversos países, inclusive brasileiros, com grandes nomes do Quênia e da Etiópia e representantes de todos os estados do Brasil”, explica.