Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Holmes Brasil Júnior

ASSISTA AOS VÍDEOS: Filhote de baleia franca encalha em praia de Imbituba mas consegue retornar ao mar

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Um filhote de baleia-franca-austral (Eubalaena australis) encalhou na praia da Barra da Ibiraquera na manhã desta segunda-feira (24), mas com o apoio das equipes do Instituto Australis, do Laboratório de Zoologia da Universidade de Santa Catarina (UDESC), da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APABF) e dos moradores da localidade, conseguiram devolver o filhote, com vida, ao mar, por volta das 12h.

A equipe de monitoramento da APABF foi acionada sobre o encalhe de baleia franca com vida próximo a um dos molhes da praia da Barra da Ibiraquera, em Imbituba, através da Plataforma de Encalhes de Baleia Franca da instituição.

As equipes do Instituto Australis/PROFRANCA, do museu de zoologia da UDESC – Universidade de Santa Catarina – e da APABF agiram neste salvamento.

Com a maré alta, por volta das 14h, o filhote de baleia conseguiu, com a ajuda das equipes de salvamento, retornar ao mar. As equipes continuam no local para monitorar se há novas chances do filhote encalhar. Segundo informações da APABF, este é o primeiro encalhe desta espécie de baleia que o mamífero sai com vida no ano de 2024.

“O filhote estava bastante ativo e foi nadando para uma área mais profunda. Ele estava bastante ativo e foi nadando até air da zona de arrebentação”, segundo o Laboratório de Zoologia da UDESC de Laguna.

Por se tratar de um recém nascido, o reencontro com a mãe é fundamental para sua sobrevivência, segundo informações colhidas nas redes sociais do Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna, que ajudou no atendimento no local.

Primeiro encalhe da temporada de 2024

Além dessa ocorrência, no dia 13 de junho deste ano, foi registrado o primeiro encalhe da temporada de 2024. Uma baleia-franca da espécie bryde encalhou na praia do Campo Bom, em Jaguaruna. Mas, apesar dos esforços dos órgãos ambientais, durante dois dias, o animal marinho acabou morrendo.

Por conta da possibilidade de ocorrências de encalhes envolvendo as baleias-francas, após o início das temporadas de reprodução dos animais marinhos, o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia-Franca está mobilizado para ajudar no atendimento desses incidentes. 

ASSISTA AOS VÍDEOS

Momento em que moradores locais encontraram o filhote encalhado na praia da Barra da Ibiraquera

Momento em que o filhote consegue voltar ao mar, com a ajuda das equipes de salvamento e dos moradores da região

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil