Escrito por: Produção Anna Zechini
A artista catarinense Anna Zechini lançou, na última quinta-feira (31), seu novo EP “A Heroína de Dois Mundos”. O trabalho foi premiado pelo edital Circuito Catarinense de Cultura e as canções são inspiradas na história de Anita Garibaldi.
Anna é multiartista lageana formada em Teatro na UDESC e mestre em História da Arte pela Universidad de Antioquia, Colômbia. Além de compositora é atriz, produtora cultural e autora. A artista iniciou sua carreira musical no coral da Fundação Cultural de Lages e sua primeira gravação musical também foi com o grupo quando tinha apenas 9 anos como solista na canção natalina “Santa Notte”, realizando diversas apresentações com os “Anjos da Janela”.

Ainda que tenha iniciado sua carreira artística quando criança, foi apenas em 2018, já em Florianópolis, que Anna começou a gravar suas canções em colaboração com o músico Arthur Boscato. Com a canção “Cidade”, Anna se apresentou no Festival de Música da UFSC.
Neste mesmo ano, ao ganhar uma bolsa para realizar sua pós-graduação na Colômbia, a artista seguiu com seu projeto musical na cidade de Medellín, onde apresentou em diferentes festivais e locais da região, e incorporou elementos da musicalidade latina, além de realizar suas primeiras composições em espanhol. Durante sua passagem pelo país, Anna também morou na Capital, Bogotá. Neste período produziu e lançou na Colômbia os EP´s “Estallo” (2019); “Acústico” (2022); “Antes de que el Mundo Acabe” (2024) e o Álbum “Cassini” (2023).
De volta ao Brasil, a artista seguiu divulgando o seu primeiro álbum e lançou o videoclipe “Estrellas” em colaboração com o artista gaúcho, Cristiano Quevedo. Anna também foi idealizadora do projeto de formação de público “O que é isso que chamamos arte”, realizando palestras em escolas públicas da serra catarinense, impactando mais de 400 estudantes através do Edital LPG SC D+. Participou de diferentes festivais, entre eles: 12º Festival de Música de Balneário Camboriú (2023); Festival Daniel Lucena, Lages (2021); Festival Palabras que Canta, Santa Marta (2021); Sua composição “A Mulher que Sou” interpretado pela artista Vanessa Kim foi selecionada no Festival de Poá, SP (2023); entre outros. Seu álbum “Cassini” foi listado pelo Portal Rifferama entre os 10 melhores álbuns lançados em SC em 2023. No início deste ano, a artista foi contemplada pelo Edital Circuito Catarinense de Cultura com o projeto EP “A Heroína dos Dois Mundos” inspirado na história de Anita Garibaldi.

Segundo Anna: “Desde que voltei a morar no Brasil, tenho estado entre as cidades de Lages e Laguna. Fazer este caminho tantas vezes, me permitiu estar mais próxima tanto da minha origem serrana, quanto conhecer mais da história de Anita. Fiquei encantada, tive vontade de me aprofundar, li vários livros, visitei museus e escrevi sobre ela. Finalmente, transformei minha pesquisa em canção”.
Através deste trabalho, Anna aborda diferentes momentos da história de Anita, como infância e destino na canção “Caminhos”; Amor com “Tu Devi Essere Mia”, que contou com a participação do artista Ricardo Bergha; as batalhas de Anita em “A Heroína dos Dois Mundos” e memória com a canção “Agosto”. O trabalho também conta com uma canção de introdução chamada “Guerra”, composição da gaúcha Clarissa Ferreira.
Explorando elementos da musicalidade regional em composições em português e espanhol, Anna pretende levar a história de Anita e a cultura local a outros públicos: “Percebi que Anita é muito reconhecida aqui no sul e também na Itália, devido a sua passagem pelo país ao lado de Garibaldi. Mas, quando falamos de outros países da américa-latina, acredito que não há tanta projeção. Minha expectativa é que as canções em espanhol possam despertar a curiosidade deste novo público pela história de Anita, que foi uma mulher inspiradora e merece toda projeção e reconhecimento”, conta a artista.
O trabalho, que acaba de estrear, contou com arranjos do músico lageano Vitor Castro; a produção de Ale Lopes, do estúdio Chalé 8; a direção audiovisual de Fabiano Coelho, além da participação de outros profissionais da serra. O EP “A Heroína dos Dois Mundos” está disponível em todas as plataformas.
Assista “A Heroína dos Dois Mundos”











