Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide

Érika dos Reis

Abstenção no 1º turno alcança 21,08%, maior índice desde 1998; eleitor que faltou pode votar no 2º turno, mas deve justificar a ausência

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Mais de 33,4 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições, realizado no último domingo (4). O número representa uma abstenção de 21,08% do eleitorado brasileiro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O percentual é o maior registrado em um primeiro turno de eleições gerais no país desde 1998, quando a taxa de ausência chegou a 21,5%. Os dados ainda podem ser atualizados após a conclusão dos procedimentos eleitorais.

Mesmo quem não votou no primeiro turno poderá participar normalmente do segundo turno, marcado para o dia 25 de outubro. Conforme o TSE, cada turno é considerado uma eleição independente. Para votar novamente, porém, é necessário que o título eleitoral esteja regular.

Ausência no primeiro turno precisa ser justificada

O eleitor que não compareceu à votação e não apresentou justificativa ainda precisa regularizar a ausência referente ao primeiro turno. O prazo para justificar termina em 3 de dezembro. A solicitação pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE ou presencialmente em um cartório eleitoral.

É necessário apresentar um documento que comprove o motivo da ausência, como atestado médico ou comprovante de viagem. No caso de eleitores que estavam fora do país no dia da votação, a justificativa pode ser apresentada em até 30 dias após o retorno ao Brasil.

Já brasileiros que residem no exterior e possuem inscrição eleitoral em uma zona fora do país precisam justificar somente eventual ausência nas eleições para presidente da República.

Eleitor pode ter de pagar multa

Quem não justificar a ausência dentro do prazo fica sujeito à regularização do título e ao pagamento de multa de R$ 3,51 por turno não votado.

O débito pode ser quitado pelo Autoatendimento Eleitoral do TSE, pelo aplicativo e-Título ou diretamente em um cartório eleitoral. As opções de pagamento incluem Guia de Recolhimento da União (GRU), Pix e cartão de crédito.

Enquanto a pendência não for resolvida, o título eleitoral permanece irregular.

A situação pode gerar restrições para alguns serviços e atividades, como emissão ou renovação de passaporte e carteira de identidade, posse em concurso público, renovação de matrícula em instituição pública de ensino e recebimento de salários ou proventos de empregos públicos.

2º turno será em 25 de outubro

A ausência na primeira etapa da eleição, portanto, não impede o eleitor de participar do segundo turno. Quem estiver com o título regular poderá comparecer às urnas no dia 25 de outubro, mesmo que ainda precise justificar a falta referente à primeira votação.

A justificativa do primeiro turno, no entanto, continua sendo obrigatória para evitar que a pendência permaneça registrada na Justiça Eleitoral.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil