A praia do Rosa, em Imbituba, é conhecida em todo o mundo pela bela paisagem, pela prática do surfe e pela observação de baleias. No inverno, o reduto que já recebeu o título de uma das 10 praias desconhecidas mais bonitas do mundo pelo jornal britânico “The Guardian”, fica ainda mais charmoso com a chegada do festival Del Vino. É isso mesmo, as belas paisagens deste recanto do litoral sul têm como aliada a alta gastronomia harmonizada com vinhos e espumantes selecionados para o evento.
Em sua 10ª edição, o Del Vino 2024 vai acontecer de 23 de agosto à 07 de setembro, reunindo 30 estabelecimentos entre pousadas, restaurantes e bares da praia do Rosa, que vão oferecer pratos exclusivos e rótulos de vinhos e espumantes a valores especiais. São estabelecimentos aconchegantes, que vão abrir as portas para oferecer o que existe de mais sofisticado na gastronomia, em pratos que levam vinho no preparo. O evento, organizado pelo Núcleo de Turismo da Praia do Rosa, é patrocinado pelo Governo do Estado de SC, Prefeitura de Imbituba, Sebrae e Sicredi.
Serão três semanas para aproveitar as belezas naturais da região, considerada uma das baías mais belas do mundo, além de saborear safras selecionadas das vinícolas Abreu Garcia, Monte Agudo, Suzin e Thera. Os pratos do festival vão ser comercializados no valor de R$ 79,00 e a taça de vinho vai custar R$ 15,00.
A 10ª edição começa nesta sexta-feira, 23 de agosto com um coquetel de abertura, quando 10 restaurantes e vinícolas se reunirão no Restaurante Engenho do Mar para apresentação e degustação. Nos dias seguintes, cada estabelecimento organiza seu próprio evento e conta com a participação de uma das vinícolas. Sempre durante os finais de semana, o público vai participar de jantares temáticos, sunsets, piqueniques, wine classes, workshops, degustação de rótulos, além de desfrutar das pousadas e das paisagens deslumbrantes.
“Comemore com a gente os prazeres do vinho, da gastronomia e as coisas boas do inverno, da Praia do Rosa” é o convite de Claudio da Rosa, coordenador do Núcleo de Turismo da Praia do Rosa e proprietário da Pousada Cacau.
Claudio conta que a cada ano, o festival vem atraindo mais turistas para a região. “O público deve ser 20% a mais do que no ano passado”, calcula ele.
O número é esperado também por Felipe Uszacki, membro da comissão organizadora e proprietário da empresa Ao Sul Natural. Ele conta que o festival tem um grande aliado além das belezas naturais. Nessa época de observação de baleias, a cidade recebe um grande número de turistas.
“Imagina que alegria – você vem para participar do evento enogastronômico, com jantares harmonizados nos melhores restaurantes e pousadas da Praia do Rosa e durante o dia consegue observar as baleias com filhotes passeando pelas águas do mar”, provoca.
“Uma possibilidade real, já que a região registra a passagem de mais de 100 baleias por temporada”, finaliza Uszacki.