Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Eduardo Rosa

NASA vê ´prancha de surf’ passar em alta velocidade pela Lua

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

“Imagens captadas no início de março e divulgadas agora pela NASA mostram uma espaçonave parecida com uma “prancha de surf” orbitando a Lua”

Em 2009, a NASA lançou o Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO), com a missão de investigar a superfície da Lua em detalhes, a fim de identificar possíveis locais de pouso, recursos naturais e características interessantes, como tubos de lava. A espaçonave já mapeou cerca de 98,2% da superfície lunar, desconsiderando as regiões profundamente sombreadas nas áreas polares.

Recentemente, o LRO flagrou o que parecia ser uma espécie de  “prancha de surf” passando em alta velocidade rondando a órbita do corpo celeste. Trata-se da espaçonave Danuri, lançada pela Coreia do Sul em agosto de 2022. Esse é o primeiro orbitador lunar do país, e sua missão é desenvolver e testar tecnologias – incluindo a internet espacial – e fazer um mapa topográfico da superfície da Lua.

Segundo  o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI), responsável pela missão, o trabalho do satélite Danuri ajudará a selecionar futuros locais de pouso e identificar recursos como urânio, hélio-3, silício, alumínio e gelo de água. 

NASA forneceu câmera para orbitador sul-coreano registrar áreas sombreadas da Lua

Na imagem do canto superior esquerdo, o LRO estava cinco km acima do satélite Danuri, que aparece na foto como uma “prancha de surf”. Na segunda imagem, no canto superior direito, a distância entre eles era de quatro km. As duas imagens na fileira de baixo foram feitas durante a terceira órbita, com uma separação de oito km entre as espaçonaves. Crédito: NASA/Goddard/Universidade Estadual do Arizona.

Entre os instrumentos a bordo do orbitador sul-coreano estão um espectrômetro, um magnetômetro e diferentes câmeras. Uma delas tem a capacidade de fotografar as regiões polares sombreadas que o LRO não consegue mapear. Curiosamente, esse instrumento que fotografa as regiões escuras nos polos lunares, chamado Shadowcam, foi desenvolvido pela NASA. 

Nos dias 5 e 6 do mês passado, os orbitadores passaram um pelo outro a uma velocidade combinada de 11.500 km/h. Havia três órbitas que colocavam o LRO em posição de capturar imagens do Danuri em movimento rápido. Durante cada órbita, a separação vertical entre as duas era diferente.

Na primeira imagem, o LRO estava cinco km acima da espaçonave coreana. Para fotografar Danuri, o orbitador da NASA teve que mirar 43 graus abaixo de seu ângulo habitual. Na segunda órbita, apenas quatro km separaram o par. Já na terceira e última órbita, a separação entre eles era de oito km. Desta vez, o LRO foi orientado em um ângulo de 60 graus.

Esta não é a primeira vez que eles se fotografam na órbita da Lua. Em abril de 2023, usando a ShadowCam, foi Danuri que registrou o LRO, quando estava 18 km acima do satélite norte-americano.

Opinião:
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal AHora

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil