Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Na estreia da coluna Baú Açoriano, escritor e pesquisador Ronaldo Pires resgata um dos tesouros dos nossos colonizadores: o Terno de Reis

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Feliz em poder trazer o Baú Açoriano aos leitores internautas! Falar em baú, podemos dizer que o mesmo é popularmente referido a uma caixa de madeira de tampa arredondada onde se guarda tesouros escondidos. Está aí a ideia central desta coluna cultural. Resgatar do fundo do baú os tesouros da cultura açoriana, trazida há mais de 270 anos com a chegada dos Açorianos no litoral sul do Brasil.

A coluna “Baú Açoriano” trará a cultura com enfoque na genealogia das primitivas famílias, religiosidade, danças, brincadeiras, folclore do boi de mamão, dos ternos de reis, pão-por-deus, comidas, falas e falares, dentre outros, dessa história local tão magnífica. 

O espaço terá como escritor o Pesquisador e Licenciado em História, Ronaldo Augusto Pires. Roni, como é conhecido, é o idealizador da Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova, que há quase dois anos, desde a fundação, faz um trabalho de valorização da cultura açoriana na cidade de Imbituba e região. (clique aqui para conhecer a Casa Açoriana).

Roni idealizou a Casa Açoriana Freguesia Sant’Anna de Villa Nova

Recentemente, a Casa Açoriana recebeu a Bandeira Oficial do Governo dos Açores – Portugal, conquista que fortaleceu o crescimento cultural de base Açoriana em Imbituba, cidade colonizada no século XVIII por imigrantes açorianos. (clique aqui para saber mais).

Pois bem, voltamos a mexer no fundo do Baú. Vamos tirar o primeiro tesouro cultural do Baú Açoriano: 

No dia 06 de janeiro comemora-se o dia de Terno de Reis, que são pequenos grupos de músicos que realizam canções e que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus.

Eles mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, esses grupos percorrem as casas de suas comunidades desde o dia 25 de dezembro até a véspera do dia 6 de janeiro. Ainda acontecem em nossa cidade, juntamente com a noite dos ternos de reis.

O dia 06 de janeiro também é uma data histórica diante da chegada dos primeiros açorianos, que desembarcaram na Vila de Desterro, atual Florianópolis, em 1748. Eram 256 pessoas. Falam as boas línguas que muitas dessas pessoas rumaram a Freguesia Sant’Anna de Vila Nova, atualmente, distrito da cidade de Imbituba. 

E neste dia 03 de janeiro de 2020, houve um momento maravilhoso com a Noite dos Ternos de Reis, realizado pela Rádio Bandeirantes de Imbituba, na Arena ASA, na Comunidade da Vila Santo Antônio, Distrito de Vila Nova. Casa cheia, folclore Açoriano prestigiado! Cada vez mais, precisamos dessas iniciativas!! Parabéns aos grupos folclóricos Santo Antônio e Imbé!

Agradecimentos ao Portal AHora, por oportunizar este espaço à cultura! É de grande importância a valorização e divulgação da cultura local!

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil