Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

À Flor da Pele: colunista reflete assertiva de Aristóteles, de que somos seres sociais e questiona: como lidar com as diferenças?

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Ninguém sabe tudo  

Durante a vida, encontramos pessoas completamente diferente de nós, às vezes até nos revoltamos e desgostamos dessas pessoas, acredito que seja algo que nos torna humanos. Todavia, algumas pessoas, para não lidar com as diferenças, acham melhor isolarem-se do mundo, mas a natureza do ser humano faz com que, primitivamente, você sinta a necessidade de estar em grupos.  

De acordo com Aristóteles, o ser humano é um ser social. Mas como aprender a lidar com as diferenças? Afinal, atualmente presenciamos várias contradições entre pessoas, principalmente em relação à política.  

Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais donas da razão, e não é de se impressionar, afinal, estamos vivendo a Era da Informação, em que todo tipo de conhecimento está disponível para nós, através da internet. Mas acabamos ficando preguiçosos e nada críticos quanto às afirmações que nos bombardeiam diariamente, sendo assim, o radicalismo e autoritarismo toma conta da nossa sociedade num todo, todos são Donos da Razão.  

E o que isso gera? Brigas e mais brigas, quando não são guerras. Muitos esquecem que nem mesmo Sócrates sabia de tudo, e ele afirmava isso! Por que, então, não praticar a arte de duvidar? A arte de questionar cada opinião e refletir sobre, é a função da filosofia, então sejamos inteligentes e questionemos todas as afirmações equivocadas, para, ao menos, não atingirmos um grau de estresse maior, que só acaba com nossa saúde.  

Cada ser possui um “dom” para exercer uma função na sociedade, independente de qual área seja, devemos respeitar todo e qualquer tipo de conhecimento que torna a todos, seres humanos. Compartilhar ideias para que, quem sabe, possa formar uma ideia ainda melhor! Em uma das cadeiras da universidade que estou fazendo, fala sobre a questão do Estudo, Pesquisa e Extensão. 

Estudo é todo conhecimento que já se tem sobre determinado assunto, Pesquisa é todo conhecimento que pode se descobrir e Extensão é compartilhar tudo que foi aprendido no estudo e pesquisa que foram feitos, com o meio social em que se está inserido. Logo, todo conhecimento e prática que se tem, precisa ser compartilhado para que possamos atingir maiores evoluções! Independentes de evoluções pessoais ou sociais, mas todo conhecimento que cada um adquire, serve para alguma coisa, certo? 

Então, vamos compartilhar e ficar abertos a opiniões para que, quem sabe, possamos tirar conclusões ainda maiores! 

E respeitar, acima de qualquer coisa, quem não estiver aberto a opiniões. Pois, talvez tenham tido uma criação, cultura ou vivências diferentes das suas, então respeitar é quase uma Lei para a convivência.  

Não se pode esquecer que lidamos diariamente com pessoas muito diferentes de nós, mas nem por isso são pessoas ruins, então apenas respeite! A vida é tão bela pra ficar dando importância para coisas tão pequenas! Vamos fazê-la mais leve! 

Sobre a Colunista

Sou Érika dos Reis Bernardes, – oiii – tenho 21 anos e sou uma “fisólofa” – isso mesmo que você leu, não é erro de digitação. Já que não tenho estudo acadêmico a ponto de filosofar como Platão, Aristóteles, entre outros filósofos, prefiro me enquadrar no senso comum de pessoas que dão pitaco em tudo. 

Uma ‘jovem adolescente’ que ama estudar seu próprio comportamento e que tem prazer em filosofar sobre a vida. Passei boa parte dos meus 21 pensando e aprendendo, principalmente no período em que lutava para me recuperar de um AVC ocorrido, em 2012, assim que cheguei a Imbituba, na escola. Que me acarretou em graves limitações físicas. Tive complicações como hidrocefalia e durante anos precisei reaprender a andar e a falar. 

Nas colunas abordo assuntos que mexem com a cabeça de qualquer adulto: A MENTE DE UM ADOLESCENTE E DO JOVEM. Nestes textos que escrevo semanalmente, trago a verdade nua e crua de um adolescente, mas de uma forma mais poética e dramática, típica do universo Teen. Mostro também minha visão de mundo, em relação a questões sócio culturais que nos atingem. Sem defender os jovens, mas também sem passar a mão na cabeça dos adultos.

Sim! Sou uma guria que recém saiu das fraldas que quer dar uma de “sabe tudo” no Portal! Talvez? Quem sabe? Quem sou? Pra onde vou? Quem fui?

À Flor da Pele é, com toda certeza, o sinônimo de adolescência e juventude. Hormônios, vida, arte, drama, rock’n’roll, sexo, teorias, ideologias que explodem na mente e no corpo dos jovens. Como saber lidar com tudo isso? Mostro o quão neutros precisam ser os pais nessa fase. E o quão conhecedores de si mesmos, os jovens precisam ser para passar por essa incrível saga.

Opinião:
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal AHora

Receba todas as notícias direto no seu whatsapp!

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil