Uma baleia-franca-austral que foi avistada com um fragmento de rede de emalhe preso às calosidades da cabeça segue sendo monitorada por pesquisadores em Garopaba. Após o registro feito por um morador, a equipe do Instituto Australis realizou um monitoramento aéreo com drone para avaliar as condições do animal.
A baleia, que está acompanhada de um filhote, foi localizada na Praia do Ouvidor, deslocando-se em direção à Praia Vermelha. Durante a ação, os pesquisadores percorreram as praias do Siriú, Garopaba, Silveira, Ferrugem e Ouvidor.
As imagens captadas pelo drone confirmaram que o fragmento da rede continua preso às calosidades da cabeça da baleia. No entanto, segundo a avaliação técnica do Instituto Australis, o material não envolve regiões que possam comprometer funções vitais do animal.
Pesquisadores monitoram baleia-franca com rede presa à cabeça
Comportamento normal
Durante todo o monitoramento, a baleia apresentou comportamento considerado normal para a espécie. De acordo com os pesquisadores, ela respirava regularmente, nadava livremente e interagia com o filhote, comportamento típico do período reprodutivo.
Com base nas imagens obtidas, a equipe concluiu que, neste momento, não há indícios de risco imediato à vida da baleia.
Segundo o Instituto Australis, situações semelhantes já foram registradas em temporadas anteriores e, na maioria dos casos, os fragmentos de rede se desprenderam naturalmente.
Monitoramento continua
O caso continuará sendo acompanhado pelas equipes responsáveis e novas avaliações poderão ser realizadas caso haja qualquer alteração no estado do animal.
Os pesquisadores reforçam que a população deve manter distância das baleias, evitar qualquer tentativa de retirar o material preso ao corpo do animal e comunicar novos avistamentos aos órgãos ambientais e equipes especializadas.
O monitoramento foi realizado pelo ProFRANCA – Projeto Franca Austral, desenvolvido pelo Instituto Australis em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.











