O Mutirão de Castração realizado pelo Centro de Bem-Estar Animal de Imbituba castrou 537 animais previamente cadastrados na última semana. Entre quinta-feira (9) e sábado (11), o ‘castramóvel’ passou pelos bairros Arroio, Vila Nova Alvorada (Divineia) e Nova Brasília, oferecendo o procedimento de forma gratuita a famílias em situação de vulnerabilidade social, protetores independentes e responsáveis por animais em situação de rua.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), como parte das políticas públicas estaduais voltadas ao controle populacional de cães e gatos e à promoção do bem-estar animal. Ao todo, foram realizados 537 procedimentos durante os três dias de mutirão. Desses, 174 ocorreram no bairro Arroio, 172 na Divinéia e 218 em Nova Brasília.
A diretora do Centro de Bem-Estar Animal, Vivian Darcy Andrade, destacou que a iniciativa amplia o acesso à castração e fortalece as ações de proteção animal no município.
“Cada mutirão representa um avanço importante para o bem-estar animal em Imbituba. Quando conseguimos levar esse serviço para diferentes bairros e atender famílias que mais precisam, além dos protetores e dos animais em situação de rua, ampliamos o alcance dessa política pública e promovemos mais qualidade de vida para os animais e para toda a comunidade”, afirmou.
Segundo a Prefeitura, a castração é uma das principais estratégias para reduzir o abandono de animais, prevenir doenças e promover uma convivência mais saudável entre a população e os animais domésticos. Além do procedimento cirúrgico, a ação contribui para a conscientização da comunidade sobre a guarda responsável e os cuidados necessários com cães e gatos.










