Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mergulhador de Imbituba que mirava cascos de navios em esquema milionário de tráfico é preso pela PF

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

Um mergulhador profissional de Imbituba foi preso nesta terça-feira (19) durante uma operação da Polícia Federal (PF) contra um esquema internacional de tráfico de drogas em portos catarinenses. Segundo a investigação, o grupo criminoso usava mergulhadores para esconder carregamentos de cocaína nos cascos de navios atracados em terminais portuários do Estado.

Ao todo, três mergulhadores profissionais foram presos nas cidades de Imbituba, São Francisco do Sul e Tijucas. A Polícia Federal afirma que eles eram contratados para atuar diretamente na estrutura logística do tráfico, colocando drogas em embarcações que seguiriam para outros continentes.

Portos usados no esquema

De acordo com a PF, a organização criminosa utilizava os portos de Imbituba, Navegantes e Itapoá para exportar grandes carregamentos de entorpecentes, principalmente cloridrato de cocaína, com destino a países da Europa e da África.

Além do uso de mergulhadores, os investigados também escondiam drogas em meio a cargas lícitas, como paletes de madeira e sacos de alimentos.

A operação, chamada Tirocinium, cumpriu 18 mandados de prisão preventiva e teve bloqueios bancários que chegam a aproximadamente R$ 646 milhões.

Investigação começou em 2023

As apurações começaram em 2023, após flagrantes frequentes em áreas portuárias de Santa Catarina. Conforme a Polícia Federal, os casos permitiram identificar uma estrutura criminosa organizada e com atuação internacional.

Ao longo da investigação, foram apreendidas cerca de 4,6 toneladas de cocaína e realizadas sete prisões em flagrante.

Nesta nova fase, os mandados foram cumpridos em cidades catarinenses como Joinville, São Francisco do Sul, Araquari, Balneário Camboriú, Itajaí, Tijucas, Barra Velha, Garuva, Jaraguá do Sul e Imbituba, além de São José dos Pinhais, no Paraná, e Uberaba, em Minas Gerais.

Arsenal apreendido

Durante a investigação, a PF também apreendeu um arsenal em Joinville. Segundo o delegado Alessandro Netto Vieira, o material foi localizado em 2024 e estaria ligado ao grupo criminoso.

“Nós apreendemos 10 fuzis, várias pistolas de origem importada, duas granadas e uma metralhadora, uma arma de grande poder de destruição, capaz de abater até helicóptero”, afirmou o delegado.

https://chat.whatsapp.com/Ko6tmdGiCiFLPj6WSCikAi

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil