Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

IMBITUBA: Ex-prefeito Rosenvaldo Júnior se filia ao PDT e tem pré-candidatura a deputado estadual lançada em evento: “recolocar o município no mapa da representatividade”

Compartilhe esta notícia:

Previous slide
Next slide

O ex-prefeito de Imbituba Rosenvaldo Júnior oficializou, na noite desta quinta-feira (12), sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e lançou publicamentem, em um evento prestigiado, sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. O ato político foi realizado na Arena Cultural de Imbituba e reuniu lideranças partidárias, apoiadores e figuras conhecidas da política regional, algumas delas superando diferenças e assim consolidando um movimento unido de esquerda que pretende “recolocar o município no mapa da representatividade estadual”.

Gelson, Coca, Rosenvaldo, Minotto, Graciela e Manoel
Gelson, Coca, Rosenvaldo, Minotto, Graciela e Manoel

Cardiologista e gestor público por dois mandatos consecutivos à frente da prefeitura de Imbituba, um pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e outro pelo Partidos Socialista Brasileiro (PSB) entre 2017 e 2024, Rosenvaldo agora busca viabilizar seu nome para representar Imbituba e o Litoral Sul catarinense na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

“Imbituba, hoje, alcançou uma relevância econômica e política no Estado de Santa Catarina que precisa ser corroborada com representatividade, inclusive, no legislativo estadual. A minha filiação ao PDT e a pré-candidatura acontece justamente na busca de termos na cidade uma opção com viabilidade eleitoral, termos a possibilidade de representar Imbituba e região, e dentro de um partido com o qual comungo os mesmos ideais”, afirma Rosenvaldo.

Confira parte do discurso de Rosenvaldo Júnior no evento de lançamento de sua candidatura:

A filiação foi articulada por lideranças municipais do PDT como Olivar Francisco, o Coca, e principalmente pelo presidente estadual do partido, o deputado Rodrigo Minotto, que participou do encontro e destacou a importância estratégica da chegada do ex-prefeito à legenda.

Segundo Minotto, a construção de novas lideranças regionais faz parte de um projeto mais amplo de fortalecimento do partido em Santa Catarina.

Filipe Dias assina filiação no PDT com deputado Rodrigo Minotto
Filipe Dias assina filiação no PDT ao lado de Minotto

“Estamos trabalhando para ampliar o PDT no estado, com novas filiações e lideranças fortes em diferentes regiões. A chegada do Rosenvaldo é fundamental nesse processo e pode representar a retomada da presença de Imbituba na Assembleia Legislativa”, destaca o deputado.

Ato reuniu lideranças políticas e apoiadores

O evento também contou com a presença de diversas lideranças e apoiadores considerados importantes para o projeto político apresentado. Entre eles estavam Gelson Tissiane, figura histórica do pedetismo local; a ex-secretária de Saúde no governo Rosenvaldo, Graciela Wiemes Ribeiro, que é a atual presidente da comissão provisória municipal do PDT; o ex-secretário municipal de Educação, Filipe Dias; Olivar Francisco, o Coca, militante com mais de quatro décadas de atuação no partido; a empreendedora Caroline Fernandes da Rocha, de Imaruí, que também é pré-candidata a uma vaga na ALesc, o ex-prefeito de Imaruí, Manoel Viana e o ex-secretário de Saúde de Imbituba, Emanoel Matos (PSB)

Outro apoio de destaque foi o do vereador Henrique Melo, do Republicanos, que utilizou a tribuna durante o encontro para manifestar publicamente seu apoio à pré-candidatura de Rosenvaldo Júnior. Melo foi secretário municipal durante a gestão do ex-prefeito e ressaltou a importância de Imbituba voltar a ter representação no parlamento estadual.

Vereador Henrique Melo (Republicanos)

Além disso, o evento também marcou novas filiações à legenda, entre elas a do advogado e ex-secretário municipal de Educação Filipe Dias, que passa a integrar o PDT e foi apresentado como uma das novas lideranças da sigla no município.

Memória política e história do PDT em Imbituba

O encontro também foi marcado por momentos de resgate da história do PDT no município. Durante a programação, Gelson Tissiane relembrou episódios importantes da trajetória pedetista local, destacando que a organização do partido em Imbituba teve início ainda em 1979, com a histórica visita do mítico líder trabalhista Leonel Brizola, que esteve no município após retornar do exílio.

Gelson Tissiane lembrou visita de Brizola a Imbituba

Segundo Tissiane, o encontro aconteceu no antigo Posto 275, no bairro Araçatuba, e foi um marco para a estruturação do partido na cidade. Esse movimento político resultaria, anos depois, na eleição de Manoel Victor Cavalcante, o Tico, até hoje o único imbitubense a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Manoel Vitor Cavalcante, o Tico

A memória de Tico também foi lembrada durante o evento. Ele foi representado pelo filho, João Victor Cavalcante, que destacou a importância de preservar a história política do município e ressaltou a possibilidade de Imbituba voltar a eleger um deputado estadual nas próximas eleições.

João Vitor, filho de Tïco

“Valeu a pena guardar o partido”, diz Coca, emocionado

Em um dos relatos mais emocionados da noite, Olivar Francisco, o Coca, que soma mais de quatro décadas de militância no PDT, afirmou que o momento representa um novo capítulo para o partido no município.

Segundo ele, foram 47 anos de história do PDT em Imbituba, marcados por desafios, resistência política e pela manutenção da identidade trabalhista na cidade.

“Valeu a pena permanecer como guardião do partido ao longo dessas décadas. Hoje chegamos a um momento importante de reorganização e fortalecimento do PDT em Imbituba”, afirmou.

Coca não escondeu emoção com o momento do PDT de Imbituba

Coca também destacou o papel da atual presidente da comissão provisória municipal, Graciela Wiemes Ribeiro, reconhecendo o trabalho realizado no processo de reorganização da legenda e a construção de um ambiente de união entre os militantes.

Projeto político para 2026

Durante seu pronunciamento, Rosenvaldo Júnior afirmou estar confiante no projeto político que começa a ser estruturado a partir da filiação ao PDT. O ex-prefeito destacou que acredita na viabilidade de sua candidatura e na possibilidade de Imbituba voltar a ter protagonismo político no cenário estadual.

Caso a candidatura se consolide, Rosenvaldo poderá se tornar o segundo deputado estadual ligado ao PDT na história do município, repetindo o feito de Manoel Victor Cavalcante (Tico).

O encontro foi encerrado em clima de mobilização política, reunindo lideranças, militantes históricos e novas filiações, em um movimento que busca fortalecer o partido na região e construir uma candidatura competitiva para as eleições estaduais de 2026, o que também fortaleceria um projeto para as eleições municipais de 2028.

Evento contou com a participação de figuras políticas conhecidas

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato

Inbox no Facebook

Rua Rui Barbosa, 111 – Vila Nova, Imbituba – SC Brasil