A concessionária ViaCosteira, responsável pela administração da BR-101, no sentido Sul, em Santa Catarina, inicia na próxima segunda-feira (10), a implantação de duas rotatórias e a pavimentação de vias marginais no trecho entre os quilômetros 268 e 269, em Imbituba.
As obras têm como objetivo reorganizar o tráfego local, proporcionando maior segurança e fluidez aos motoristas. O investimento previsto é de R$ 7 milhões, com conclusão estimada para agosto de 2026.

Primeira etapa começa com supressão de vegetação
Segundo a concessionária, nesta primeira fase será realizada a supressão da vegetação na área das obras. Em seguida, começam as execuções com maquinário pesado, conforme o cronograma de engenharia definido.
A ViaCosteira informa que não será necessário desvio durante esta etapa inicial e que não haverá impacto significativo no deslocamento dos moradores e usuários da rodovia.
“A comunidade poderá observar apenas a entrada e saída de caminhões, mas o trânsito local não será alterado permanentemente. O objetivo é garantir a normalidade e a acessibilidade aos acessos usuais”, destacou a empresa em nota.
O que deve mudar
A construção das rotatórias deve melhorar o tráfego de veículos que saem da BR-101, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança na via.
Durante o andamento das obras, a expectativa é de maior movimentação de veículos e máquinas no entorno, mas a concessionária afirma que está empenhada em minimizar os transtornos e preservar a segurança de trabalhadores e motoristas.











