Texto: Assessoria de Imprensa / Kamila Melo
Há quem pense que o esporte é apenas movimento: correr, nadar, pedalar. Mas o corpo que se move também sente, reage e precisa de cuidado. O Sport Summit Garopaba chega nesta quinta (6) e sexta-feira (7) para levar conhecimento técnico, de forma gratuita, a quem pratica atividade física por saúde e lazer, mas que, muitas vezes, desconhece os riscos por trás do aumento da intensidade de treinos. São duas noites de programação gratuita que reúne palestras com especialistas da saúde e mesas-redondas com atletas. O evento inédito acontece no Auditório da Escola Luiz Carlos Luiz, e inicia às 18h15, com coquetel de boas-vindas.

Os temas abordados nas palestras são nutrição esportiva, medicina do esporte, primeiros socorros e periodização de treino. É a primeira vez que Garopaba e região tem um evento que une ciência, educação e integração no esporte. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à informação e criar uma comunidade mais consciente. Porque antes de intensificar os treinos ou se desafiar em uma competição, é necessário saber se o corpo está pronto para viver isso de forma saudável, sem colocar a própria vida em risco. Queremos mostrar que treinar com consciência é treinar para viver melhor”, explica o co-fundador do Sport Summit Garopaba, Gabriel Zardo Becker.
Entre os especialistas confirmados estão a nutricionista Thaise Tasior, a médica do esporte, dra Daniele Dallegrave, o bombeiro militar Evandro Pedrotti e o treinador Luiz Fernando Martins. Profissionais reconhecidos pela atuação técnica com praticantes de atividade física. O Sport Summit Garopaba promove ainda mesas-redondas com grandes nomes do esporte garopabense, como o surfista Yuri Gonçalves, a atleta de beach tennis Marian Galanti e o ultra-atleta Alex Madruga. Uma oportunidade para escutar o lado humano do esporte, que vai além do desempenho, e encontra sentido na superação, na disciplina e na conexão entre corpo e mente.

Como participar
A participação no Sport Summit Garopaba é gratuita e aberta ao público, mas as vagas são limitadas. Para garantir presença nas palestras e mesas-redondas, é necessário realizar inscrição prévia pelo formulário online disponível neste link (https://forms.gle/zzbbvKrJbejuQaq88). Quem não puder comparecer presencialmente também pode acompanhar o evento em tempo real, com transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube Sport Summit Garopaba. Uma oportunidade de ampliar o acesso ao conhecimento e conectar ainda mais pessoas ao propósito do evento.
Movimento e prevenção caminham juntos
Ter uma ideia e transformá-la em realidade foi o ponto de partida do Sport Summit Garopaba. Foram dois meses de produção – da concepção ao evento que ganha vida nesta semana. “Eu comecei a pedalar em 2023. De lá para cá, aos poucos fui evoluindo. Até que encarei umas competições. Em uma dessas vi meu coração chegar a 198 batimentos por minuto na subida de um morro longo. Fiquei preocupado e percebi o quanto falta informação acessível sobre os limites e cuidados do corpo durante o exercício”, conta o co-fundador Zardo. “Na sequência, fui fazer exames e, desde então, isso se tornou rotina e parte do meu treinamento”, completa.
Uma experiência que contou para a Kamila Melo, que há 17 anos é corredora e foi atleta profissional de atletismo na infância e adolescência. Na carreira, enfrentou algumas lesões que poderiam ter sido evitadas. “Sou movida por desafios, mas aprendi na prática que motivação sem preparo pode custar caro. Falta consciência sobre o que acontece com o corpo durante o esforço. Quando estamos numa prova, ignoramos sinais, forçamos limites… E aí que vêm as lesões”, afirma a co-fundadora Kamila. “Criamos o Sport Summit Garopaba para conscientizar as pessoas que prevenção e movimento caminham juntos”, finaliza.
O Sport Summit Garopaba é realizado pela Aventura KZ e conta com o patrocínio da Clínica CardioSport, Camisetas de Corrida e Mormaii.











